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WhatsApp Business: comunicação direta e segura entre empresa e cliente

Desde que foi lançado, o WhatsApp tornou-se uma forma muito dinâmica de comunicação, oferecendo além do contato via texto, a possibilidade de realizar ligações e envio de áudios, tudo sem depender de taxas extras. Essas facilidades além de agradarem os usuários comuns, abriram os olhos das pequenas e médias empresas para uma forma mais eficiente e barata de manter a comunicação com seus clientes e até mesmo prospectar novos consumidores. Porém, o contato através do aplicativo parecia não ser muito profissional e, para alguns nichos de mercado, pessoal demais, mesmo com a tendência da “humanização” de atendimento.

Com a necessidade crescente de facilitar a comunicação entre empresas e clientes, o Facebook (que comprou o WhatsApp em 2014) anunciou uma nova ferramenta, o “WhatsApp Business”. Ela oferece alguns recursos extras se comparada ao aplicativo comum e está disponível para download gratuitamente. Mas, a empresa deve seguir alguns passos para utilizá-la.


Como utilizar o aplicativo?

O download do aplicativo está disponível somente para sistemas Android (atualmente requer a versão 4.0.3 ou superior), e  você pode baixá-lo através do Google Play.

Assim que você realizar o download, os primeiros passos são criar um perfil comercial e informar alguns dados sobre a empresa, como um telefone de contato, que pode ser fixo ou móvel. Esse telefone será utilizado pela equipe do aplicativo para verificar o status da empresa e confirmar que se trata realmente de um perfil comercial e sinalizar aos outros usuários.


Vantagens de utilizar o WhatsApp Business

Com a conta verificada, as chances de um cliente entrar em contato ou retornar uma mensagem são muito maiores em relação às contas não verificadas: ao receber sua mensagem, o usuário poderá visualizar os dados que você disponibilizou sobre a  empresa e ter certeza de que se trata de uma conta profissional.

A possibilidade de programar respostas rápidas otimiza o tempo do profissional que utiliza a ferramenta. O aplicativo possui uma inteligência que armazena as mensagens que você envia com mais frequência e consegue programar uma resposta automática eficaz. Por exemplo, se a sua Corretora recebe muitos pedidos de cotação do produto Auto, provavelmente a sua resposta será a mesma para quando o usuário não informa os dados necessários para a cotação. Essa resposta será armazenada pelo próprio aplicativo e, quando você receber um pedido de cotação de Auto sem as informações necessárias, o WhatsApp Business poderá responder automaticamente para você. Muito prático! Essas mensagens automatizadas são formas de manter o contato e tranquilizar os clientes mesmo em horários fora  do expediente, informando-o sobre seu atendimento. Você pode definir também os horários em que atende e até mesmo programar mensagens de saudações para seus contatos.

Outra ferramenta muito importante para a administração de clientes é o acesso às métricas de mensagens, onde a empresa pode verificar as estatísticas de envio de mensagens e quais foram entregues e recebidas, por exemplo.

Através da ferramenta também é possível realizar ações de marketing, disponibilizar avisos de forma rápida e eficiente, atuar como suporte - tirando dúvidas sobre serviços e produtos - e outras  opções que otimizam tempo para a empresa.

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