Você já ouviu falar do Mindfulness?

Mindfulness , também conhecido como atenção plena, é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento.

Em sua definição, parece simples, mas no mundo caótico em que vivemos a prática pode ser bem difícil. Afinal, quantas vezes conseguimos efetivamente focar nossos pensamentos e concentrarmo-nos apenas no que estamos vivendo no momento? É como viver em piloto automático, sem dar conta do que está ao nosso redor, seja o caminho que fazemos até o trabalho, o que estamos comendo, etc.  Com isso, não nos damos conta da importância de viver o que acontece agora, o presente.

A arte se define então, em um treino baseado na conexão "mente-corpo", que ensina e ajuda as pessoas a lidarem melhor com os seus pensamentos e emoções. Distinguindo um pensamento útil de um inútil, que em algumas situações, chega a ser prejudicial. Por exemplo, as situações que geram stress, dando-lhe uma ferramenta para ficar mentalmente e fisicamente saudável.

O mindfulness pode ser praticado de duas formas, formal ou informalmente. A primeira trata-se da meditação, mas esqueça aquela ideia que estamos acostumados, de cruzar as pernas e colocar as mãos no nível do peito. Aqui basta fazer o esforço da atenção plena, deixando os pensamentos fluírem durante alguns minutos em silêncio. 

A prática informal acontece quando a pessoa experimenta trazer para o dia a dia o que aprendeu na meditação. Por exemplo, prestar atenção em toda e qualquer atividade que está realizando no momento, seja dirigir, comer, praticar algum esporte, sem fazer as coisas em piloto automático.

Mas essa arte não pode ser tida como solução para todos os problemas psicológicos e sim como um auxílio para se obter maior clareza e capacidade de lidar com as diferentes adversidades que vão surgindo ao longo da vida. 

Hoje, o mindfulness já está sendo usado a área de saúde, nas empresas, por grandes líderes, na política, nas forças militares e de segurança.

Respira e foco!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.