Venda ou pós-venda: qual mais importante para o corretor de seguros?

O propósito para se contratar um seguro é justamente a precaução e a tranquilidade de que se algo acontecer, o segurado estará protegido. Sem contar o alívio em ter, na hora do sinistro, um corretor de seguros que poderá ajudar a resolver o problema. Dessa maneira, vender foi a tarefa mais fácil para quem negocia seguros, e o pós-venda acaba sendo a cereja do bolo, o diferencial que reterá o segurado na sua carteira de clientes.


Quando uma venda é bem feita provavelmente você será procurado numa próxima rodada de orçamento. Agora, se o pós-venda foi bem feito você certamente terá uma pré-venda para a próxima negociação independente qual seja o tipo de seguro. Uma pesquisa realizada pela LeadPix com 3.133 internautas de todo o Brasil apontou que o atendimento é o que o brasileiro mais considera importante na hora de adquirir um seguro (28%), seja na contratação até o uso em caso de sinistro. Cobertura e assistências ficam em segundo e preço em quarto.


Mas como fazer pós-venda de um seguro de vida, por exemplo, que se renova ano a ano? O pós-venda, ou atendimento pós-venda, não se trata em ser eficiente apenas nas piores horas, tem a ver com a preocupação pelo bem estar de seu cliente e com a sua lembrança. Será isso que lhe garantirá a manutenção de um bom relacionamento.


Não espere o telefone tocar para descobrir que o seguro residencial negociado há  um ano, venceu. Faça o inverso: entre em contato com seu cliente antes que isso aconteça. Não espere a data de vencimento para entrar em contato, crie oportunidades e justificativas para manter o relacionamento vivo.


  1. Acompanhe as mudanças nas coberturas e benefícios dos seguros para passar a novidade aos seus clientes;

  2. Tenha um banco de dados com todas as informações do segurado, da sua família, ou do contato de quem contratou a apólice para enviar felicitações;

  3. Dispare com certa frequência e-mails marketing sobre assistências que seguro de vida e seguro residencial, por exemplo, oferecem;

  4. Envie, em formatos impresso ou online, informações de novos seguros que tenham o perfil do cliente, quem sabe ele não esteja procurando justamente isso?


A verdade é que, hoje em dia, todos os clientes querem e merecem ter um bom atendimento no pós-venda.  Sem uma boa experiência, eles vão embora e podem levar várias pessoas com eles.


Em tempo: sua equipe tem que ser tão eficiente quanto você. Quando falamos em experiência positiva para seu cliente, isso inclui todos os contatos que ele tem com o produto que você vendeu - da secretária de seu escritório, do corretor de seguros e até com a própria seguradora.  


Quer saber mais sobre como impressionar seu cliente? Consulte sempre o Portal do Corretor e fique de olho no nosso lounge Sompo para acompanhar nossas dicas!

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