O que é a Vela de Ignição de seu veículo e as manutenções necessárias

É necessário estar sempre em dia com a manutenção do seu automóvel.

Aqui no Espaço Sompo já explicamos sobre a manutenção dos freios, dos motores e dos pneus do seu carro. Mas é necessário prestar atenção nas pequenas peças que são fundamentais para você dirigir sempre com segurança.

E uma delas é a vela de ignição.

Mas você sabe o que são velas de ignição? Essas velas automotivas são responsáveis pela queima do combustível. Isso acontece quando as faíscas que saem das velas se soltam e iniciam o processo de da explosão.

As explosões dão impulsos nos pistões, responsáveis pelo giro do motor. Por isso é fundamental não deixarmos a manutenção das velas de ignição de lado!

Vela de Ignição Automotiva - Como e quando fazer a manutenção

Fonte: imagem Dreamstime

Há tipos diferentes de velas de ignição? Sim – e varia de acordo com o modelo do automóvel. Os mais comuns são a vela de ignição convencional, que é a mais utilizadas em carros populares, e a vela resistiva, em veículos com injeção eletrônica.

Curiosidade: em carros de corrida, é utilizada a vela automotiva de competição, que emite a faísca aos pistões instantaneamente.

E como notar os desgastes da peça? Como já informamos, após 10.000 km, você deve realizar a troca da sua vela de ignição. Mas você pode verificar os desgastes da peça a partir de alguns sintomas emitidos pelo seu veículo.

Caso o seu carro tiver com problemas de partida (quando ele demora para pegar no tranco), quando ele “morrer” nas duas primeiras marchas ou estiver perdendo a potência do motor, esteja em atenção: a sua vela de ignição está pedindo ajuda!

--

Tem alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários! :D

Por mais que tentemos nos prevenir para evitar acidentes, ainda assim eles podem acontecer. Para que isso não se torne uma dor de cabeça maior ainda, é melhor ter um seguro para seu carro. Conheça o Seguro Sompo Auto

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.