Valor do IPVA não virá mais por carta aos motoristas do Estado de São Paulo

Você está esperando a cartinha do IPVA chegar em sua casa? Pois saiba que, a partir deste ano, as notificações de vencimento do IPVA não serão mais enviadas por carta aos motoristas do Estado de São Paulo.

A Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo criou o site Valor IPVA 2018, para que você possa verificar o valor do imposto a ser pago. Antes de fazer a consulta, tenha em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e a placa do carro. O número do Renavam consta no documento do veículo.

Segundo o órgão do Governo, o fim do envio da notificação por carta tem o objetivo de evitar o extravio de documentos, além de contribuir para as boas práticas de sustentabilidade.

Cuidado com o vencimento!

A data de vencimento varia de acordo com o número final da placa do veículo. Hoje (09/01), por exemplo, vence a primeira parcela dos veículos com placa final 1. O imposto pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou  ser parcelado em três vezes, sem o desconto. Também é possível optar pelo licenciamento antecipado e fazer o pagamento independentemente do número final da placa do veículo.

Confira a data de vencimento para o pagamento do IPVA para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos:

Tabela IPVA.png

E como realizar o pagamento?

Para efetuar o pagamento do IPVA 2018, o contribuinte precisa ter o número do Renavam, que pode ser utilizado para quitar o débito em guichês de caixa, terminais de autoatendimento, internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o IPVA de 2018 será 3,2% mais barato que o de 2017. A redução reflete a desvalorização do valor venal dos automóveis.         

Não deixe o pagamento do seu IPVA para a última hora!

E lembre-se também: é importante manter o seguro do seu carro para eventuais problemas.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.