Vai reformar? Confira 9 dicas importantes

Reformar não é fácil, isso todo mundo sabe. Mas pode ser a única maneira de deixar a sua casa com a sua cara. E pra ter uma casa bonita, do nosso jeitinho, tudo vale a pena!

Se você decidiu fazer uma reforma, queremos te ajudar a ter o mínimo de complicações possível. Confira aqui algumas dicas que podem facilitar o processo.

1_planejar

1. Faça um planejamento detalhado

A primeira coisa que deve ser feita antes de iniciar a reforma é o planejamento. Coloque tudo na ponta do lápis: tempo estimado, investimento em cada fase da obra e investimento total. De preferência faça uma planilha para controle. Outro fator muito importante: não esqueça do alvará, pois ele também poderá ser necessário em reformas! Procure um engenheiro civil para que ele avalie se o projeto permite a obtenção do alvará de construção. Obras ilegais podem sofrer algum tipo de sanção da prefeitura e ou do CREA e até desvalorizar o imóvel como um todo.

 

2_profissionais_de_confiana

2. Contrate profissionais de confiança

Busque referências antes de contratar a mão de obra para a sua reforma. Não corra o risco de contratar um profissional inexperiente, que poderá atrasar a sua obra ou ainda pior, causar prejuízos. Ao contratar uma empresa para fazer a reforma, certifique-se que ela possui o seguro Responsabilidade Civil Obras Civis, que cobre danos causados a terceiros durante a obra.

 

3_planta_da_casa_2

3. A planta da casa é sua melhor amiga

Antes de realizar qualquer alteração estrutural, por exemplo, consulte a planta. Se ao quebrar uma parede você acabar acertando um cano ou fios elétricos, você terá uma bela dor de cabeça. Então fique atento e deixe uma cópia com os profissionais contratados.

6_vizinhos

4. Comunique síndico e vizinhos

Se você mora em um prédio, comunique o síndico sobre a reforma e certifique-se de que todas as atividades estarão dentro do regulamento do condomínio, pois se as regras forem descumpridas você poderá ter que arcar com multas ou até paralisação da obra. Para evitar problemas, avise também os vizinhos. Afinal é melhor ser simpático do que ter que lidar com aquele vizinho no seu pé por causa do barulho.

5_promoes

5. Procure por promoções

Fique de olhos nos saldões! As lojas de materiais de construção costumam manter uma competição acirrada, então é possível encontrar promoções durante o ano todo.

7_proteja_os_imveis

6. Proteja os móveis

Não se esqueça de cuidar dos seus móveis para que eles não sofram nenhum estrago durante a reforma. Cubra-os com plástico ou lençóis antes da obra começar e, se necessário, contrate uma empresa guarda móveis.

8_eletricidade

7. Instalações elétricas e hidráulicas

Antes de finalizar a obra, é recomendável examinar as instalações. Assim você se previne contra imprevistos e garante que a sua casa estará 100% após a reforma!

caamba_de_entulho

8. Entulho

Contrate um serviço de caçambas para cuidar do entulho. Acredite, mesmo uma obra simples deixará para trás muito mais restos de material do que você imagina!

9_contrate_um_seguro_residencial

9. Contrate um seguro residencial

Durante uma reforma, o seguro residencial pode ser um grande aliado. Ele tornará algumas tarefas mais fáceis, já que você pode contar com a assistência para check-ups, reparos e até para contratar a caçamba que falamos acima. Para saber mais, acesse o post “Check-up lar: saiba como aproveitar esse benefício do seguro residencial”. Além disso, você pode contar com o serviço de descarte ecológico e colaborar com o meio ambiente! É só acionar a assistência e aguardar a retirada dos bens que não serão mais utilizados depois da reforma, como móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.


E o principal: esteja presente! Mesmo que você não saiba nem pregar um quadro na parede e nunca tenha segurado um rolo de tinta, a sua presença é essencial. Você deverá supervisionar os trabalhos e questionar as decisões dos profissionais sempre que achar necessário. Afinal, a casa é sua e tudo deverá ser feito de acordo com as suas preferências e orçamento. E caso você resolva fazer um seguro residencial, quando tudo estiver terminado e sua casa estiver do jeito que você sempre sonhou, ela estará totalmente protegida!

New Call-to-action
Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.