Seu contrato de locação exige um seguro residencial? Veja as vantagens

Sabemos que alugar um imóvel nem sempre é fácil… É comum procurarmos por meses e não encontrarmos um local com as características desejadas e com um aluguel que caiba no bolso.

Então, quando você finalmente acha, topa quase qualquer coisa para fechar o negócio, não é?

Seguro locação

É na região que você queria, na metragem que você queria, no valor que você queria… Mas o contrato de locação exige um seguro residencial e você não tem ideia do motivo ou se isso pode ser bom para você.

Para não perder o imóvel para outros interessados, você aceita essa condição, mesmo acreditando que o único que se beneficiará é o próprio locador. E é aí que você se engana!

Descubra aqui como usar os serviços do seguro a seu favor.

Seguro Residencial x Seguro Fiança Locatícia: qual a diferença?

Antes de contratar, entenda bem a diferença que existe entre eles, pois são produtos distintos.

O seguro fiança locatícia é uma das opções que o proprietário pode exigir do inquilino como garantia do recebimento do aluguel, é comercializado normalmente por bancos e por algumas seguradoras.

Já o seguro residencial garante a indenização caso o imóvel sofra algum dos danos contemplados na apólice de seguros e, por ser mais comum, é mais fácil de ser encontrado em diversas seguradoras do mercado.

É importante frisar que não existe uma lei obrigando o locatário a contratar e pagar o seguro do imóvel. No entanto, o locador pode fazer essa exigência e incluí-la no contrato, sendo um entendimento entre as partes.

A partir do momento que o contrato for assinado, o locatário reconhece que o pagamento do seguro é de sua responsabilidade.

Personalize o seguro da sua casa

Seguro locaçãoO locador muitas vezes exige o seguro residencial através de contrato para garantir que danos como um incêndio no imóvel, por exemplo, possam ser reembolsados.

Contudo, o locatário pode personalizar o seguro residencial conforme sua necessidade, para que possa utilizá-lo quando precisar.

Ou seja, na hora de contratar o seguro para sua casa, converse com um corretor de seguros sobre as opções de coberturas adicionais ideais para o seu caso. Entenda melhor quais são as coberturas básicas e adicionais de um seguro residencial e como combiná-las.

Além disso, informe-se sobre os serviços de assistência 24h, que poderão ser muito úteis em diversas situações! 

Aproveite os serviços de assistência 24 horas

Independentemente da contratação do seguro da sua casa ou apartamento ser sua responsabilidade ou não, você poderá usufruir dos serviços de assistência 24 horas disponibilizados pela seguradora.

Imagine só contar com uma mãozinha na hora de pendurar uma prateleira, trocar a resistência do chuveiro, desentupir o banheiro ou trocar a fechadura. Demais, não é?

Tudo isso estará a sua disposição, independente da modalidade do seguro residencial escolhida.

Não deixe de ler a apólice para saber quais são os benefícios e serviços que você e sua família poderão utilizar.

Escolha a modalidade certa pra você

No seguro residencial, existem 3 modalidades de contratação.

Veja qual é a melhor opção para você:

Prédio (parte estrutural da casa/apartamento) + Conteúdo (móveis, eletrodomésticos etc)

Nesta opção, a cobertura Prédio + Conteúdo garante a indenização tanto para o locador quando para os bens do locatário.

Seguro locação Somente Prédio (parte estrutural da casa/apartamento)

Essa opção é interessante se você for o locador mas não exigir que o inquilino contrate um seguro residencial.

Neste caso você poderá contratar somente o seguro do Prédio, ou seja, não estarão amparados os bens do locatário nesta modalidade.

Somente Conteúdo (móveis, eletrodomésticos etc)

Utilizando o exemplo anterior, mesmo não estando previsto no contrato de locação, o locatário poderá contratar um seguro somente para o conteúdo do imóvel, garantindo a indenização dos itens apurados na vistoria.

Isso quer dizer que você pode contratar um seguro residencial mesmo que o imóvel não seja seu para proteger todos os seus bens!

Ainda não tem certeza se o seguro serve para você? Então imagine a seguinte situação: um avião cai bem no meio da sua sala.

Parece improvável… Cena de filme! Mas isso já aconteceu, de fato, com algumas famílias.

Agora imagine só o tanto de imprevistos que podem acontecer! Nem todos ganhariam destaque no noticiário e manchetes no jornal, mas a lista é longa.

Já que você conseguiu alugar a casa dos seus sonhos, que tal se prevenir? Cuide do seu conto de fadas!

--

Gostou do conteúdo? Ficou alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

 New Call-to-action
Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.