Segurança com idosos em casa

O risco de acidentes aumenta quando a pessoa atinge a terceira idade. Falhas nos reflexos, redução do equilíbrio e problemas ósseos contribuem para a fragilidade nas pessoas mais velhas, sendo um facilitador a acidentes – mesmo dentro da própria casa.

Envelhecer não é nenhum pesadelo. Para garantir a segurança dos idosos em casa, basta seguir alguns conselhos bastante simples.

Confira!

Blog Sompo - Segurança para idosos em casa

Tapetes e idosos não combinam. Os tapetes são grandes vilões às pessoas idosas por facilitar o desequilíbrio e provocar o efeito escorregadio no chão. Além disso, o desnível torna-se uma dificuldade à terceira idade.

Passagem livre! Não deixe as mesas de centro, livreiros e estantes no meio da passagem. Em qualquer momento de desequilíbrio, o acidente pode ser grave.

Telefone de emergência. Deixe anotado em um papel o número de telefone caso houver alguma emergência. Se for possível, programe o número de algum responsável nas discagens rápidas dos aparelhos telefônicos.

Pisos escorregadios? Nem pensar! Opte por piso antiderrapantes para os idosos, principalmente nos banheiros e cozinhas, já que são os lugares mais propicies de queda por conta da água no chão.

Barras de segurança são fundamentais. Instale, nos banheiros e quartos, barras de metais que auxiliam o apoio físico aos idosos. As barras também evitam a queda em acidentes causados com escorregões e desequilíbrios.

Atenção à iluminação. Evite deixar algum ambiente com baixa iluminação na residência. Também instale interruptores próximos à cama ou sofás. Mas tome cuidado com abajures frágeis ao lado da cama: se for optar pela luminária, tente deixa-la fixada em algum móvel.

Tenha uma caixinha de remédios com anotações. Coloque nas embalagens a quantidade e horário que os remédios precisam ser ingeridos ou aplicados. Se o idoso tiver dificuldade para leitura, utilize cores para deixar mais visível a orientação das doses.

Além de deixar a casa sempre segura, atrelar a boa alimentação junto à exercícios físicos e mentais auxiliam na saúde e bem-estar à terceira idade. Confira como manter a alimentação balanceada mesmo com o dia agitado aqui no Espaço Sompo!

--

Você se preocupa com o futuro das pessoas que dependem de você? Contrate um Seguro de Vida Sompo!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.