Saúde Mental: Atividades Lúdicas para Idosos

Além do cuidado físico, é muito importante a realização de atividades lúdicas para a saúde mental de pessoas idosas. Essas atividades são fundamentais para as pessoas acima de 60 anos, pois estimulam o raciocínio, melhoram a concentração, incentivam as atividades motoras e evitam a depressão. 

As pesquisas divulgadas no início da década pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostram que o número de idosos no Brasil cresce todos os anos. Atualmente, no Brasil, para cada duas pessoas com menos de 15 anos, existe uma com idade acima de 60. Porém, na mesma proporção em que a população idosa aumenta, ocorre um crescimento significativo da incidência de doenças crônicas e incapacitantes, como o Alzheimer.

Por isso, as atividades mentais são tão importantes quanto a saúde física! Conheça algumas dinâmicas simples que auxiliam pessoas na terceira idade!

 

Quebra-cabeça

Montar quebra-cabeças auxiliam o raciocínio e a coordenação motora. Opte pelos quebra-cabeças com até 250 peças.

 

Caminhada em grupo

Nada melhor do que fazer uma caminhada e conversar com pessoas. Além dos benefícios da atividade física, conversar ajuda a diminuir a sensação de solidão e evita a depressão, doença que está aumentando na população idosa no Brasil.

 

Jogos de Carta

Pensar no jogo, elaborar estratégia para ganhar a partida. O estímulo cerebral vai do planejamento das cartas à competitividade do jogo.

 

Oficinas e Cursos

Há diversos trabalhos sociais pelo país que oferecem oficinas e cursos para a terceira idade. Além de empolgante, pessoas na terceira idade aprendem novas atividades, sejam elas artesanais, idiomas, computação e artes.

 

Ioga

Outra atividade que estimula a atividade física e mental. Trabalhar com as posturas, meditação e respiração, a Ioga auxilia a relaxar, trazendo mudanças profundas na nossa saúde.

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