Saiba mais sobre Cefaleia em Salvas

A Cefaleia em Salvas refere-se a dor de cabeça que se repete ao longo de um período de tempo. Segundo o neurologista Dr. Antônio Cezar Galvão, do Hospital 9 de Julho em São Paulo, as crises de Cefaleia em Salvas provocam dores muito intensas no rosto, mais especificamente na região dos olhos, que dura até 2 horas e para repentinamente. Além da dor, o paciente pode apresentar lacrimejamento dos olhos e congestão nasal. O melhor tratamento para a dor é a inalação de oxigênio puro.
Se não for tratada adequadamente, a Cefaleia em Salvas pode se tornar resistente aos medicamentos. Hoje existem procedimentos como a estimulação elétrica ou o tratamento com toxina botulínica para neutralizar o quadro doloroso.

O diagnóstico correto e precoce é fundamental, já que tratamentos inadequados podem ter efeitos colaterais ou ter eficácia por tempo limitado.Uma vez constatada a Cefaleia, deve-se identificar os fatores desencadeantes e definida a estratégia para combater a dor no momento certo. O estresse é, de longe, o principal fator desencadeante, mas a privação de sono e problemas psiquiátricos também podem aumentar a frequência das crises.
Se você sentir uma dor no rosto muito forte, por períodos prolongados e que não tenha causa aparente, procure um neurologista. Há uma série de outras patologias que apresentam como sintomas as dores no rosto, como Neuralgia do Trigêmeo, Esclerose Múltipla, entre outras.


A Cefaleia pode ser facilmente confundida com a Enxaqueca. Para saber mais sobre essa última doença, confira o vídeo abaixo gravado pelo Dr. Antônio Cezar Galvão para a TV Estadão:

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.