Saiba como organizar as finanças da sua empresa

Muitas vezes, em pequenas e médias empresas, a organização financeira não é prioritária. Por falta de um setor específico ou com poucos especialistas para cuidar do dinheiro, não é realizado nenhum planejamento financeiro e os gastos imprevistos tornam-se cruciais para o crescimento da empresa.

Por isso, é bom contar com um profissional da área de contabilidade e finanças. Mas, se não for possível no momento, confira algumas dicas que podem te auxiliar na organização de sua empresa.

Em primeiro lugar: faça o planejamento! Sem um planejamento, fica praticamente impossível administrar as finanças. E o planejamento precisa possuir as estratégias micro e macro. Para começar o planejamento, confira o estado atual da sua empresa, aonde você quer chegar com ela e quais são os caminhos a percorrer. Fazer o planejamento de um ano auxilia na organização de suas finanças e das metas da empresa.

Saiba separar as suas finanças pessoais com as da empresa. Entenda que o dinheiro que entra para a empresa não é seu. Tenha consciência de que a empresa precisa de investimentos e fazer essa separação é fundamental para o crescimento empresarial.

Fluxo financeiro: você está sabendo lidar com as entradas e saídas do dinheiro? O dinheiro acabou de entrar na conta bancária e você já pensa em gastá-lo integralmente. Esse é um dos grandes vilões enfrentados por micros e pequenas empresas. Com base no planejamento financeiro, faça sempre as separações dos fluxos de entrada. Qual é a porcentagem do dinheiro que será investida e qual será utilizada para os pagamentos mensais? Para fazer isso, é preciso seguir o que foi planejado inicialmente, à risca.

Verba extra: você sabe administrar esse dinheiro? O famoso capital de giro também precisa ser planejado. Em quais situações é preciso utilizar o dinheiro? Como repor a verba utilizada no capital de giro? Essas perguntas devem ser feitas (e respondidas) antes de resgatar esse dinheiro.

Para organizar uma micro e pequena empresa é necessário ter sempre um planejamento. Confira a importância de estabelecer metas em sua empresa aqui no Espaço Sompo!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.