Seguro residencial: diferenças entre Queda de Raio e Danos Elétricos

Você sabia que o Brasil é o país que mais sofre com quedas de raios?

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil sofre, em média, 100 milhões de raios por ano, sendo quase 70% com a carga positiva (mais perigosos e destrutivos).

Por isso, uma das principais ocorrências nos produtos de seguros residenciais são Danos Elétricos e Queda de Raio. Se você acha que essas duas coberturas são idênticas, você precisa conhecer melhor cada uma delas! 

Primeiro, vamos falar sobre a diferença entre as duas coberturas do seguro residencial.

Basicamente, queda de raio é a cobertura específica para o local atingido por raios, enquanto a cobertura de danos elétricos refere-se aos prejuízos causados pela variação de energia – sendo ela ocasionada por raios (fora do local segurado) ou não.

Ou seja, quando você tem cobertura contra danos elétricos, recebe a indenização pelos seus aparelhos eletrônicos queimados por conta de descargas elétricas.

Já a cobertura de queda de raio serve para reparar danos estruturais, como telhas e paredes, no caso de um raio ter caído dentro do terreno da sua casa.

Ainda tem dúvidas sobre as coberturas? Então vamos responder as perguntas mais frequentes sobre queda de raios e danos elétricos!

Seguro residencial: diferença entre queda de raio e danos elétricos

Pergunta 01: Estava assistindo a minha novela, começou a chover e caiu vários raios próximos a minha casa. Esses raios acabaram queimando a minha TV. Qual cobertura acionar? Danos elétricos. 

Pergunta 02: Um raio atingiu o telhado da minha casa e danificou as telhas. Para ajudar, o raio também queimou a minha TV. E agora, qual é a cobertura? É a mesma para a telha e para a TV? Queda de raios, para a telha e TV!

Pergunta 03: Um raio atingiu em cheio o quintal da minha casa, provocando danos no muro e nos equipamentos elétricos. Mesmo estando no quintal, a cobertura é para queda de raios ou danos elétricos? Se o raio atingiu a área da delimitação do terreno segurado, então é Queda de Raios!

Pergunta 04: Um raio caiu no transformador da rua e, devido a grande descarga elétrica, acabou danificando a minha geladeira. Mesmo a minha casa sendo na mesma rua do transformador queimado, qual cobertura acionar? Danos elétricos!

Ao contratar o Seguro Residencial, a cobertura por queda de raios já está inclusa nas garantias seguradas. Porém, a cobertura referente aos danos elétricos precisa ser contratada como adicional.

Por isso, pergunte sempre ao seu corretor quais são as melhores coberturas para sua casa!

--

Tem mais dúvidas sobre as coberturas dos produtos da Sompo? Escreva para nós nos comentários!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.