Quais os limites de condução aos motoristas que possuem a categoria B da CNH

Nos últimos meses, recebemos alguns comentários aqui no Espaço Sompo com dúvidas sobre as permissões referentes às categorias da Carteira Nacional de Habilitação. Diversas questões referem-se sobre as limitações de transportes pela categoria B.

Segundo o Departamento de Trânsito, permite-se à categoria B conduzir veículos cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista e contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3.500 KG.

Os veículos dirigidos na categoria B são os que possuem 4 rodas. Ou seja, exclui todo e qualquer tipo de motocicletas, independente da potência do motor. A permissão da categoria B inclui caminhonete, camioneta e utilitário (desde que não exceda o peso máximo permitido).

O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado na categoria C, D ou E.

Para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros (incluindo escolares), emergência ou transporte de produtos perigosos, não basta ter a habilitação de categoria B . O candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

- Ser maior de vinte e um anos;

- Estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D. No mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E. Não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, ou ser reincidente em infração média durante os últimos doze meses. Ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular e em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.