Resultado da Busca

Proteção da Pele no Verão

O período do verão, combinado às festas e recessos de fim de ano, são um convite para aproveitar o tempo ao ar livre e também viajar. As altas temperaturas e o sol mais intenso, no entanto, podem ser nocivos. Você sabe ao certo proteger-se de todos os riscos existentes na estação mais quente do ano?

O uso do protetor solar é a proteção mais básica e fundamental, e o correto é usá-lo todos os dias - e não somente na praia ou num momento de lazer. O FPS (Fator de Proteção Solar) deve ser de pelo menos 30. Como o rosto está sempre exposto, o ideal é usar um produto específico para a área, com FPS acima de 30.

O protetor deve ser espalhado em todas as regiões do corpo que estiverem sem proteção de roupas, sem se esquecer das mãos, pés, orelhas, nuca e lábios! O corretor é aplicá-lo 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. E sua reaplicação deve ser feita a cada duas horas, se possível. Esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou contato com a água. Caso use repelente, primeiro deve ser aplicado o protetor, e por último o repelente. 

Outro cuidado importante é evitar a exposição ao sol das 11h às 17h. E para o resto do ano, fora do horário de verão, esse período fica entre 10h e 16h.

O ideal é permanecer em áreas de sombra, e quem estiver exposto diretamente ao sol, pode usar acessórios como chapéu e óculos de sol para reforçar a proteção. Outra dica é optar pelas roupas de algodão. Além de mais leves, bloqueiam mais raios ultravioleta do que peças de nylon.

As altas temperaturas também desidratam mais o corpo. Além da recomendação sempre válida de ingerir ao menos 2 litros de água por dia, o consumo de líquidos deve ser aumentado no verão, como suco de frutas e água de coco.

Ambientes como praia, piscina e cachoeiras, combinados ao sol, areia e excesso de suor, podem aumentar o risco de algumas doenças da pele. É importante estar atento a micoses, bolhas, manchas e sardas brancas.

Vai para a praia nesse Verão? Então não deixe de conferir o post no Espaço Sompo sobre como manter a direção segura com as estradas cheias!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.