Problemas comuns nos carros em dias frios

As baixas temperaturas do inverno podem prejudicar o rendimento do seu carro e pôr em risco a sua segurança. Por isso, confira seis dicas simples para cuidar do seu veículo na estação mais fria do ano.

Gasolina no tanquinho: dica muito importante para carros movidos a etanol ou com a modalidade flex. Nesses veículos, há um compartimento para gasolina que realiza a partida no motor. Mantenha sempre esse reservatório cheio com gasolina, preferencialmente aditivada, para garantir uma partida mais rápida sem consumir demais a bateria do veículo.

Fique de olho nos pneus: verifique a pressão de cada um dos pneus de acordo com a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do veículo e lembre-se de fazer a verificação sempre com o pneu frio, antes de iniciar seus deslocamentos com o veículo.

Limpeza no ar-condicionado: crie o hábito de limpar e substituir o filtro do ar-condicionado para retirar todos os contaminantes externos acumulados ao longo tempo. Não existe um prazo em termos de tempo ou quilometragem aconselhado para a troca do filtro, por isso é importante procurar um mecânico de confiança.

Verifique a bateria do seu veículo: o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais dificuldade, o que exige um pouco mais da bateria para dar a partida no carro. Todo esse esforço pode fazer com que sua carga se esgote mais rapidamente, e é aí que o problema surge. Nesses casos, a manutenção preventiva é a melhor saída.

Cuidado com o motor: evite acelerações com rotações muito altas logo após dar partida no motor. O correto é de que ele atinja a temperatura ideal de trabalho para garantir a lubrificação eficiente em todo o conjunto.

Polimento em dia: as geadas ou nevoeiros carregam uma determinada quantia de poluição que pode prejudicar a pintura do seu auto. A melhor forma de proteção é polir o veículo com frequência para evitar o desgaste da lataria.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.