O que você precisa saber sobre lucros cessantes

Se algo inesperado aconteceu e, de alguma forma, os lucros da sua empresa foram interrompidos, saiba que com o seu Seguro Empresarial você pode solicitar indenização por lucros cessantes. Entenda agora como fazer isso.

O que são lucros cessantes?

No momento em que a entrada de dinheiro é suspensa por um motivo externo, o valor que a empresa deixa de ganhar são os lucros cessantes que podem ser indenizados pela seguradora.

Exemplos de lucros cessantes são: raios, maquinário que para de funcionar, incêndios ou explosões. 

Quando é cabível a indenização por lucros cessantes?

Quando a empresa lesada possui evidências de que deixou de lucrar por determinado evento, é possível solicitar a indenização por lucros cessantes ao seguro. O valor calculado irá estimar a quantia que poderia ter sido ganha no período em que as atividades estiveram paradas, levando em consideração o período indenitário, contratado e presente na apólice.

O que é período indenitário?

O período indenitário diz respeito ao tempo que a empresa levou para o ritmo das atividades serem recuperados. O período máximo é de 12 meses, mas vai de acordo com o que é estabelecido na apólice, tendo o início a data de ocorrência do evento e término na normalização das atividades ou fim do prazo definido na contratação do seguro.

Como é feito o cálculo de lucros cessantes?

É imprescindível que o representante da empresa tenha os documentos organizados para a seguradora calcular o valor da indenização, considerando a média diária de faturamento, o tempo de atividades suspensas e as despesas operacionais. Ficando assim:

(Média diária de faturamento x Dias parados) – Despesas operacionais = Indenização.

Posteriormente, o valor deve ser atualizado de acordo com a data de cada prestação e com o juros de 1% ao mês. 

O que são perdas e danos ou lucros cessantes?

Quando um evento causa a inatividade de uma empresa, alguns gastos são envolvidos para que tudo volte ao normal, esses gastos são as perdas e danos. Já o valor que se deixou de ganhar pela pausa de atividades é o lucro cessante.
Por exemplo, um carro bate em seu ponto comercial, onde o terceiro é culpado, o valor gasto para consertar o local envolve as perdas e danos. 

Enquanto o período em que o mesmo fica parado, sem trabalhar e, portanto, sem receber, diz respeito aos lucros cessantes.

Quem paga os lucros cessantes? 

Em caso de perdas e danos que interrompem os lucros, o autônomo ou responsável pela empresa segurada precisa entrar em contato com sua seguradora para informar o ocorrido e  fornecer a documentação necessária para a análise da indenização. 

Em caso de danos a terceiros, a vítima está respaldada pelo Art. 927 do Código Civil, que determina que aquele que causar dano a outro deve repará-lo, sendo o ato proposital ou não. Ou seja, em um acidente com um caminhão ou táxi, o culpado deverá ressarcir o autônomo.

Como o Seguro Empresarial pode ajudar?

É imprescindível preparar a empresa para os imprevistos. Todos passam por situações que fogem do controle dos administradores. E não podemos prever quando um incidente irá acontecer, nem a dimensão dele. 

O Seguro Empresarial garante que esses eventos não atrapalhem o resultado final do produto ou serviço, nem causem prejuízo à receita da empresa. Ele funciona, portanto, como plano b ou uma carta na manga. 

Essa garantia é uma característica de gestores bem preparados, pois além de perdas e danos ou lucros cessantes, há uma gama enorme de coberturas que podem ser moldadas de acordo com a sua necessidade.

O Seguro Empresarial Sompo possui cobertura para lucros cessantes?

No Seguro Empresarial Sompo essa cobertura está disponível para cobertura básica (incêndio, queda de raios ou explosão), danos elétricos, vendaval ou quebra de máquinas. Com o objetivo de garantir a manutenção financeira da empresa, após a ocorrência de sinistro por danos materiais, que tenha atrapalhado ou paralisado o movimento normal dos negócios

O Seguro Sompo Empresarial adequa-se aos pequenos, médios ou grandes negócios, e podem ser de prestação de serviços, comércio ou indústria. A renovação simplificada e ágil e os serviços de assistência e descontos específicos para sua categoria são formas da Sompo oferecer mais vantagens e tranquilidade aos seus segurados.

O que garante a cobertura de Lucros Cessantes?

O objetivo da cobertura de Lucros Cessantes é garantir a manutenção da operacionalidade e lucratividade da empresa.
Com a perda do lucro bruto, causada pela paralisação total ou parcial em decorrência de um dano material causado, pela apólice, se a empresa não estiver amparada pelo seguro de danos materiais, os lucros cessantes não serão indenizados.

Lucro bruto é a soma do lucro líquido mais as despesas fixas. Sem contar despesas variáveis (compra de matérias primas, fretes, ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e imposto de renda).

Há pagamento de Lucros Cessantes em honorários de peritos contadores?

Despesas com honorários de peritos contadores contratados pela empresa, objetivando a perfeita abordagem, comprovação, mensuração, identificação e peritagem do sinistro previsto e coberto pelas garantias de Lucros Cessantes e /ou Despesas Fixas. Desde que os honorários sejam negociados previamente pela Seguradora.

Como funcionam as despesas com instalação de novo local? 

A cobertura por Lucros Cessantes garante a indenização por despesas que o negócio despender com sua instalação definitiva em novo ponto, a fim de garantir que suas atividades voltem o mais depressa possível ao ritmo normal, após a ocorrência de um sinistro coberto e indenizável que impossibilite a recuperação e o uso do primitivo local.

Também estão garantidos por esta cobertura, os gastos surgidos em obras de adaptação, assim como com o fundo de comércio que a empresa  vier a pagar a outros, mas o valor de ponto comercial deverá estar razoavelmente próximo daquele do ponto que antes lhe pertencia.

Acesse Sompo Seguros e saiba mais. E lembre-se, quando precisar, conte com a gente! 😊

 


Gostou do conteúdo? Ficou alguma dúvida?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[bws_google_captcha]
  • POSTS RELACIONADOS
  • Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    [bws_google_captcha]