O que é gerenciamento de riscos?

Em seguro, muito se fala em gerenciamento de riscos.  É bastante comum, ao conversamos com o corretor de seguros ou quando nos informamos sobre o assunto por meio de materiais de seguradoras, textos etc., nos depararmos com esse termo.

Em seguros, diz-se que gerenciamento de risco é o conjunto de técnicas e procedimentos adotados para que não ocorram ou para minimizar os efeitos dos sinistros.  Seu objetivo é o de preservar o patrimônio e vidas envolvidas no seguro.

Para entender melhor, vale mencionar que risco, em seguros, é o evento incerto que tem a probabilidade de acontecer, independente da vontade dos envolvidos no fato.  Sabe-se que a origem da palavra vem do árabe rizq. Alguns autores traduzem como “aquilo que se depara com a providência” e outros o associam à uma fenda num casco de navio (nt. a título de curiosidade, vale lembrar que o mercado de seguros se desenvolveu bastante por conta do comércio durante as grandes navegações marítimas). 

Mas você sabia que o gerenciamento de risco não é algo exclusivo do universo comercial das seguradoras? Mais ainda, você pode não ter se dado conta, mas nós gerenciamos riscos diariamente.

Por exemplo, imagine que você está prestes a sair de casa para trabalhar. Na TV, a repórter da previsão do tempo diz que há possibilidades de chuva a qualquer momento durante o dia. Daí você leva o guarda-chuva para não se molhar enquanto estiver na rua. Neste caso, você está gerenciando o risco de tomar chuva. Já ao sair de casa, você atravessa a rua somente na faixa de pedestres. Neste caso, você não está apenas cumprindo a lei, mas também, está gerenciando o risco de se envolver em um acidente de trânsito.

Ou ainda, antes de sair para viajar, você desliga a chave geral de sua casa, tranca cuidadosamente portas e janelas e pede para alguém de confiança visitar o local periodicamente enquanto você estiver fora. Olha aí, você, gerenciando os riscos de incêndio e roubo de sua casa. Instalar rastreadores ou sempre guardar o carro na garagem, fazer revisão anual, rodízio e alinhamento nos pneus são algumas das medidas de gerenciamento para evitar roubo ou colisão do veículo.

Viu como o Gerenciamento de Risco é fundamental para o mercado de Seguros – e também para o nosso dia a dia? 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.