Novembro Azul: Medidas para Evitar o Câncer de Próstata

Durante o mês de novembro, postamos vários conteúdos sobre o câncer de próstata aqui no Espaço Sompo: explicamos sobre a doença, métodos de prevenção e exames fundamentais para o diagnóstico da doença.  Para encerrar o Novembro Azul, vamos citar diversas atitudes para você começar agora e colocar a sua saúde em primeiro lugar. Atenção para o spoiler: não tem nenhuma medida impossível de ser realizada, viu?

Deixe o sedentarismo de lado!

giphy (4).gif

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, dos 596 mil novos casos de câncer na população brasileira, 15 mil estão associados à obesidade e ao sobrepeso. A obesidade e sedentarismo estão influenciando principalmente na incidência de câncer de próstata, mama e colorretal. Por isso, é recomendado a prática de exercícios físicos – e não precisa ser um atleta para realizar exercícios: evitar o sedentarismo no fim de semana já é um bom começo. Falamos sobre isso aqui no Espaço Sompo, confira!

Evite bebidas alcoólicas: principalmente os destilados!

giphy (5).gif

Segundo o Centro de Informação sobre Saúde e Álcool, o câncer de próstata pode ser influenciado pelo consumo de álcool por diversos mecanismos: além de o próprio álcool ser cancerígeno, também afeta o metabolismo de outras substâncias cancerígenas. É bom evitar, não é mesmo?

Não fume, não fume, não fume! Ah, e não fume!

giphy (6).gif

Precisamos fazer uma lista gigante para falar sobre os malefícios do cigarro para a nossa saúde. Mas só para você ter uma ideia, uma pesquisa da Universidade de São Francisco (EUA) apontou que os homens que fumavam na época do diagnóstico de câncer de próstata demonstraram ter 61% mais chances de morrer e 61% mais chances de o câncer voltar, em comparação com os que nunca fumaram. Péssimo, não é? Lá no nosso Facebook, postamos um vídeo com 6 passos para parar de fumar. Clique aqui e assista ao vídeo!

Adote uma alimentação saudável em seu dia a dia!

giphy (7).gif

Realizar uma alimentação rica em carne vermelha e processada, laticínios gordurosos e grãos refinados aumenta em 2,5 vezes o risco de morte em pacientes com câncer de próstata. Por outro lado, uma alimentação saudável rica em vegetais, frutas, grãos integrais e óleos saudáveis possui um efeito protetor, com uma redução do risco em 36%. Você não consegue seguir uma dieta saudável por conta da correria do dia a dia? Confira esse post aqui do Espaço Sompo!

E lembre-se: o diagnóstico precoce aumenta a eficácia dos tratamentos no combate ao câncer de próstata. É importante ter os exames e as visitas ao médico em dia!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.