Novembro Azul: Como Prevenir o Câncer de Próstata

Na semana passada, explicamos aqui no Espaço Sompo  sobre o funcionamento da próstata e, mais especificamente, a neoplasia na glândula.

A melhor prevenção do Câncer de Próstata é a realização frequente de visitas ao urologia e realização dos exames preventivos. Os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata são a análise de sangue e o toque retal, o mais preciso. Recomenda-se a realização uma vez ao ano em homens acima de 45 anos, porém, em caso de histórico na família, é necessária a realização do exame antes dos 40 anos.

Vida Saudável

Uma das formas de prevenir o câncer de próstata é aderir a uma alimentação saudável, incluindo no cardápio alguns alimentos específicos, como a realização de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura.

Segundo alguns médicos, o consumo de tomate, rico em licopeno, tem sido associado a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores na próstata. Outros alimentos como soja, chá verde, alho, cebola e brócolis também podem ter efeito protetor de câncer de próstata, segundo estudos epidemiológicos.

Realizar pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, evitar o consumo de álcool e não fumar são essenciais para a prevenção do Câncer de Próstata. Por isso, nunca deixe de adotar uma rotina saudável em prol do seu corpo!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.