Responsabilidade Civil protege a empregada doméstica de acidentes?

Na hora de contratar um seguro residencial, é comum surgirem dúvidas acerca das coberturas adicionais oferecidas. Uma das mais comuns refere-se a cobertura de Responsabilidade Civil Familiar, especialmente em relação aos empregados domésticos.

Responsabilidade Civil protege a empregada doméstica de acidentes?Hoje te ajudaremos a entender como ele funciona e como é possível proteger sua empregada doméstica por meio de um seguro personalizado, que no caso seria o de Responsabilidade Civil Empregados Domésticos.

Primeiro, vamos relembrar as diferenças entre as coberturas previstas na apólice de cada seguro:

Responsabilidade Civil Familiar

Utilizados para reclamações por danos corporais e/ou materiais involuntariamente causados pelo segurado, filhos e dependentes legais a terceiros.

Neste caso, podemos imaginar uma situação em que seu filho acaba machucando um amiguinho sem querer, durante uma brincadeira. A cobertura de RC Familiar garantirá o reembolso de todas as despesas médicas, hospitalares e com medicamentos.

No entanto, não há amparo para empregados domésticos nesta cobertura. Por esse motivo, destacamos a importância da contratação do adicional abaixo, caso você seja também um empregador (tanto proprietários quanto inquilinos e administradores de imóveis são contemplados pelo seguro).

Responsabilidade Civil Empregados Domésticos

Relativas a reclamações ao segurado, exclusivamente por morte ou invalidez permanente (total ou parcial) do empregado doméstico.

Caso sua empregada doméstica sofra um acidente enquanto estiver trabalhando em sua casa, como cair de uma escada, por exemplo, e isso resulte em morte ou invalidez, a cobertura garante o reembolso da indenização pela qual você vier a ser civilmente responsabilizado e condenado a pagar, bem como os custos judiciais do foro civil e honorários de advogados.

Ou seja, ao contratar este adicional você garante a segurança do seu empregado (e de seus familiares, em caso de falecimento) e também a sua tranquilidade financeira.

Ao lidar com uma situação tão delicada, ao menos a preocupação com o seu orçamento familiar não estará presente.

Vale lembrar que se caracteriza como um empregado doméstico o profissional que trabalhe na residência do segurado durante três ou mais vezes por semana, desde que esteja registrado conforme as leis trabalhistas estabelecidas no Brasil. Só poderão ser incluídos na cobertura do RC Empregados Domésticos aqueles que estiverem devidamente registrados, com todas as documentações em dia.

Responsabilidade Civil protege a empregada doméstica de acidentes?Como cada cobertura possui suas particularidades, é normal sentir-se indeciso na hora de escolher. Por isso, consulte um corretor de seguros, pois ele conhecerá em detalhes as condições gerais de cada produto e ainda estará sempre disposto a entender suas necessidades pessoais. Dessa forma, uma proposta personalizada, que atenda às suas preocupações e preferências, chegará às suas mãos!

 
 
Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.