Manutenção do freio ABS: saiba como fazer


Os freios da categoria ABS (Anti-lock Brake System) têm a função de evitar os travamentos das rodas em paradas emergenciais, o que permite uma maior segurança na direção.

Essa categoria começou a ser utilizada em meados dos anos 70 para os carros da Fórmula 1, diminuindo o número de acidentes fatais durante as provas automobilísticas.

Apesar de garantir maior segurança, os freios ABS necessitam de constantes manutenções e visitas frequentes a mecânicos e especialistas.

Confira algumas dicas importantes sobre a manutenção do freio ABS de seu veículo:

Como fazer a manutenção do freio ABS

Periodicidade da manutenção

A manutenção desses freios deve ser realizada com maior frequência, sendo indicada a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, isso porque os freios ABS são mais suscetíveis ao entupimento em suas unidades hidráulicas.

Por isso, sempre agende uma visita ao seu mecânico de confiança para deixar a manutenção sempre em dia.

Equilíbrio da potência dos freios

Em freios convencionais, fica mais fácil verificar se o automóvel está com os freios em dia: basta verificar o tempo que as rodas são bloqueadas ao acionar o freio do veículo.

Porém, nos automóveis que possuem os freios ABS, o equilíbrio da potência do freio é realizado apenas com um aparelho conhecido como frenômetro.

Por isso, a manutenção em um especialista é fundamental!

Sistema elétrico inteligente

No próprio freio ABS existe uma inteligência elétrica quando houver alguma irregularidade em seu sistema. Esse aviso é mostrado ao ligar o carro.

Não cogite um diagnóstico errado ou algum bug do freio ABS: qualquer irregularidade pode afetar a sua segurança. Esteja sempre em alerta!

Troca de Peças

O freio ABS, por ser uma tecnologia mais avançada, é agrupado por diferentes peças específicas da marca e modelo do automóvel. Antes de realizar qualquer tipo de modificações nas peças, verifique junto ao seu mecânico qual é exatamente a peça a ser trocada.

Em estabelecimentos de peças automotivas, os vendedores também poderão informar se a peça é a adequada ou não.

Mas lembre-se: o freio é uma das peças que garante a sua segurança. Por isso, conte sempre com especialistas para realizar a manutenção do seu freio ABS para deixar as suas viagens de carro sempre seguras!

--

Se você sabe da importância de cuidar do seu automóvel, sabe que é é preciso pensar também na contratação de um seguro de carro que nunca vai te deixar na mão. Conheça o Seguro Auto da Sompo e evite possíveis dores de cabeça.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.