Mantenha saudável o filtro de ar do seu caminhão

Caminhoneiro, você está atento ao filtro de ar do seu caminhão? Os filtros são uma das partes mais importantes da mecânica de um caminhão. A correta manutenção destes componentes garante maior vida útil para o motor, previnem problemas com entupimentos e proporcionam segurança e tranquilidade para o motorista. Especificamente, o filtro de ar impede a entrada de poeira, terra e outras partículas na câmara de combustão do motor. Quando ele está sujo, o seu caminhão pode aquecer e prejudicar o desempenho, estimulando maior gasto no combustível. Por isso, manter o filtro de ar sempre em manutenção é garantia de segurança e economia!

Posso fazer eu mesmo a limpeza do filtro de ar?

É muito comum os caminhoneiros limparem o filtro de ar com bombas de ar compacto (muitas vezes, aquelas bombas para encher pneus). Atenção: essa prática é totalmente desaconselhada pelas empresas fabricantes de filtros por diversos motivos:

  1. A garantia é totalmente cancelada caso o filtro apresente problemas causados pela pressão de ar;
  2. A pressão de ar não garante a limpeza de partículas finas (entre elas, a fuligem);
  3. Retirar o filtro de ar do caminhão de maneira inadequada pode prejudicar a peça do caminhão. É preciso ter experiência para manuseá-la;
  4. Os elementos internos (ou secundários) nunca devem ser limpos pois esses filtros são a barreira final contra os contaminantes antes do ar chegar ao motor. A regra prática padrão é que os elementos internos devem ser substituídos uma vez a cada três trocas do filtro de ar externo (primário).

Viu só como fazer a limpeza do filtro de ar por conta própria pode prejudicar o seu caminhão? A única saída é realizar a troca da peça.

E quando devo fazer a troca do filtro de ar do caminhão?

A principal dica é a utilização de um manômetro de pressão. O manômetro de pressão é um aparelho medidor, que calcula com um ponteiro o índice de pressão de um recipiente fechado. E por que esse manômetro pode me ajudar? Simples, o filtro de ar é que vai ajudar a regular a entrada de ar para o combustível. E ele precisa estar na pressão exata para garantir o bom funcionamento do sistema do seu caminhão. Por isso, uma variação de até 40% dos índices indicados pelo fabricante do seu motor é um sinal que você precisa realizar a troca do filtro de ar o quanto antes.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.