Incêndio no veículo: saiba como agir

Acidentes acontecem e a prevenção é a melhor forma para evita-los. Manter a revisão do seu veículo em dia é a melhor saída para evitar transtornos mais graves e de grandes proporções.

Porém, quando falamos em incêndios veiculares, todo o cuidado é pouco: manter a atenção à saúde do motor e ao sistema elétrico do seu veículo são pontos fundamentais.

Um veículo pode pegar fogo por causas elétricas, como um curto- circuito, ou por vazamentos de fluidos inflamáveis em contato com áreas aquecidas no compartimento do motor.

Quer saber mais dicas de como prevenir e/ou agir em caso de incêndios veiculares? Confira:

Incêndio no veículo - como agir

Por que os carros pegam fogo?

Na maioria das vezes, as panes elétricas e os curtos-circuitos são responsáveis pelos casos de incêndio em veículos. As faíscas geradas por essas panes, em contato com fluidos inflamáveis podem gerar chamas dando origem ao incêndio.

A região mais comum do carro pegar fogo é dentro do capô. Isso porque lá é o local mais quente do veículo, onde também estão localizados toda a tubulação de fluidos e combustível próximos aos componentes elétricos.

Como evitar incêndios no veículo?

Recomendamos realizar sempre a manutenção preventiva e corretiva do seu veículo. Os motivos de um incêndio veicular estão relacionados com problemas facilmente resolvidos por profissionais experientes na área elétrica e mecânica do automóvel.

Outro ponto importante é saber onde o extintor é instalado e também como manuseá-lo.

Lembre-se também de conferir sempre a data de vencimento do extintor do veículo pois, mesmo não sendo mais obrigatório nos veículos desde 2015, o extintor de incêndio é fundamental para garantir a sua segurança.

O que fazer na ocorrência de um incêndio no veículo?

Em primeiro lugar é necessário manter a calma. Pare em local seguro, desligue o veículo e retire todas as pessoas do interior do veiculo.

Em seguida, retire o extintor do suporte, rompa o lacre e faça uma pequena abertura no capô para abafar o fogo...

Os especialistas da Sompo Seguros, lembram que é muito importante não abrir todo o capô, caso contrário em contato com o ar, o fogo pode aumentar e as chamas provocarem graves ferimentos.

Depois de ter controlado o fogo, abra todo o capô e tente desligar os polos da bateria já que os chicotes elétricos também podem causar um novo incêndio.

Em paralelo, quando estiver tentando debelar as chamas, peça para alguém acionar o Corpo de Bombeiros.

--

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Comente e compartilhe sua opinião com a gente! =)

Por mais que tentemos nos prevenir para evitar acidentes, ainda assim eles podem acontecer. Para que isso não se torne uma dor de cabeça maior ainda, é melhor ter um seguro para seu carro. Conheça o Seguro Sompo Auto

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.