Entenda como gerenciar uma corretora de seguros

Gerenciar um negócio é uma tarefa bastante complicada. Ainda mais quando falamos sobre gerenciar uma pequena ou média corretora de seguros, em que a especialidade do proprietário é a oferta de seguros e não administração de empresas.

Aqui no Espaço Sompo, já listamos algumas dicas para ter sucesso na comercialização de seguros diversos - como o seguro residencial, o seguro condomínio ou o seguro empresarial, entre outros.

Para se focar nas vendas e não ter dor de cabeça com a direção dos negócios, mostramos a seguir algumas boas práticas para o corretor que também é gestor.

Confira:

Onde ficar?

É importante ter um endereço comercial para sua corretora de seguros.

Pode até ser flexível: se acha que ainda não está na hora de abrir um escritório físico, conte com os serviços de espaços de trabalho flexível, onde é possível alugar salas para reuniões por hora.

A localização também merece atenção: esteja próximo de seu público-alvo.

Se sua carteira de clientes estiver pulverizada por diferentes bairros, escolha uma região central, com opções fáceis de transporte e estacionamento.

Quando contratar?

Como gerenciar uma corretora de seguros
Além de você e seu sócio, quantas pessoas realmente precisa para tocar a operação? 

Não abra vagas que não vai conseguir manterPor outro lado, se o volume de trabalho é grande, contrate: sobrecarregar seus funcionários pode conduzir a erros.

Para saber quando é o momento de aumentar o número de colaboradores, é importante que você saiba exatamente o que precisa.

Estude e prepare uma descrição detalhada das tarefas do novo colaborador. Só então, analise se é realmente necessário fazer a contratação - ou se é melhor contar com uma ajuda temporária, por exemplo.

Atualização

O corretor é o principal canal de esclarecimento de dúvidas dos seus segurados.

Um atendimento bom ou ruim faz toda a diferença na hora do cliente decidir com quem vai renovar um seguro de responsabilidade civil, por exemplo.

Por isso, tenha como meta manter todos de sua corretora atualizados: divida com seus colaboradores o que ouviu em treinamentos, quais as últimas mudanças em leis e as novidades dos tipos de seguros.

Disponibilidade

Como gerenciar uma corretora de seguros
Um de seus clientes com seguro de automóvel quer saber mais sobre seguro de vida. Sua corretora inteira fez o que sugerimos no item anterior e está com toda informação na ponta da língua.

Mas, o segurado não consegue falar com você e… vai tudo por água abaixo. A chance de que ele feche no concorrente é enorme.

Esteja disponível sempre para seu segurado: responda e-mails no mesmo dia, disponibilize seu número do celular, use WhatsApp, esteja nas redes sociais. Deixe o cliente te encontrar!

Organização

Se sua corretora for pequena e você não tiver um sistema de gestão empresarial, faça planilhas de entradas e saídas, agende reuniões periódicas com contador, funcionários, contatos na seguradora e bancos.

Terceirize o que não pode cuidar com quem você confia (limpeza, informática, contabilidade) e foque-se no seu principal objetivo: agradar seu segurado e vender mais.

Quer mais dicas? É só ficar de olho no nosso Espaço Sompo ;)

New Call-to-action

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.