Frutas cítricas ajudam a evitar doenças crônicas causadas pela obesidade

As frutas cítricas trazem inúmeros benefícios à nossa saúde. Elas fortalecem o sistema imunológico, auxiliam na hidratação do corpo, na captação de ferro no organismo e na formação de colágeno para a pele. Laranja, abacaxi, morango, kiwi e limão são algumas das frutas consideradas cítricas, possuindo um grande nível de vitamina C.

Uma nova vantagem dessas frutas ao nosso corpo foi divulgada em 2016. A Universidade Estadual Paulista (UNESP) divulgou um estudo sobre o consumo de frutas cítricas como a laranja e o limão para reduzir fatores de risco para diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares causadas pela obesidade, como alterações no colesterol, glicose e pressão arterial.

A substância encontrada nesse tipo de alimentos, responsável pela redução dos riscos, é a flavanonas cítricas. Nos testes realizados no laboratório, constatou que a flavanonas cítricas foi responsável pela diminuição do acúmulo de gordura no fígado e pela ausência de inflamação causada pela obesidade (colesterol alto, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares) nos objetos.

A pesquisa chegou a ser apresentada na 252ª Reunião Nacional da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), realizada na Filadélfia (Estados Unidos).

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.