Dúvidas sobre o Seguro de Vida

Recebemos algumas perguntas nos últimos posts sobre Seguro de Vida aqui no Espaço Sompo e também em nossa página do Facebook. Selecionamos as três perguntas mais comuns sobre e esperamos ajuda-los a entender a importância de se contratar um seguro de Vida.

 

Ao contratar o Seguro de Vida, eu posso escolher quem eu quiser como beneficiário? Essa escolha é permanente?

Sim, a decisão sobre a pessoa beneficiária é sua. Também é possível realizar a divisão do valor em mais pessoas. Quer mudar o beneficiário? É simples: fale com o seu Corretor ou com o RH da sua empresa (caso  faça parte de um seguro de Vida Coletivo) e informe a mudança do beneficiário. 

E atenção: o artigo 792 do Código Civil diz que, na falta de indicação de beneficiário, metade do capital segurado será paga ao cônjuge não separado judicialmente e o restante, aos herdeiros do segurado. Portanto, em caso de separação, atualize o seu cadastro do Seguro de Vida.

 

Qual é a diferença entre Seguro de Vida Individual e Coletivo?

Vamos lá. A primeira diferença é o tipo de contratação: enquanto o Seguro de Vida Individual é feita para uma única pessoa, o Seguro de Vida Coletivo é realizado por uma empresa.

O Seguro de Vida Individual é feito sob medida para o segurado. São levadas em conta as características do segurado, como idade, sexo, estado civil, estilo de vida, profissão e condições de saúde. Também é possível negociar as garantias e adicionais do produto.

Já o Seguro de Vida Coletivo é estipulado pela empresa, tanto o valor do resgate quanto das coberturas adicionais. Nessa classificação, não há negociação isolada com os segurados.

 

O que é levado em conta referente à variação do valor do Seguro de Vida que tenho a pagar?

No Seguro de Vida da Sompo, podem ser aplicados descontos para não fumantes e pessoas com IMC favorável. Outro fator que varia em relação ao prêmio é a idade: quanto mais avançada, maior será o valor a ser pago. Ocupações e esportes radicais também são fatores que influenciam no investimento.

 

Tem mais dúvidas sobre o Seguro de Vida? Escreva aqui nos comentários ↓

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.