Dia Nacional do Parkinsoniano

O Mal de Parkinson é uma doença que afeta a capacidade do cérebro de controlar nossos movimentos no sistema nervoso central. A etimologia do nome refere-se a homenagem realizada ao Dr. James Parkinson, o primeiro médico a descrever a doença (1817).

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Mal de Parkinson atinge mais de 4 milhões de pessoas pelo mundo, o que corresponde a 1% da população acima dos 60 anos. No Brasil, estima-se que 400 mil pessoas acima dos 60 anos possuem a doença, uma faixa acima de 2% da população sexagenária brasileira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o número de pessoas com o Mal de Parkinson pode chegar a 8 milhões em 2040. Em razão aos aumentos dos casos da doença, o dia 04 de Abril é destinado ao Dia Nacional do Parkinsoniano, data para conscientizar e alertar a sociedade sobre o Parkinson e as demais doenças parkinsonianas, responsáveis por afetar o sistema nervoso central.

Segundo o Doutor Custódio Michailowsky, neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, cuidar sempre da saúde pode auxiliar no combate ao desenvolvimento da doença. Segundo ele, apesar de ainda não haver cura, algumas medidas ajudam a prevenir a doença: combater a depressão e a insônia, estudar uma outra língua, ler frequentemente e desafiar o cérebro com tarefas difíceis são bons exemplos. Além disso, atividades físicas, ingestão de alimentos antioxidantes e até mesmo café ajudam a afastar o Parkinson.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.