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Cuidado com a desidratação no Verão!

A água é fundamental para o nosso corpo. Caso você já tenha esquecido das aulas de biologia durante o período escolar, há diversos órgãos que dependem da água para o seu funcionamento, como os nossos músculos, rins e até mesmo os ossos. Além de transportar nutrientes e carregar resíduos para longe das células, beber água também ajuda a regular a temperatura corporal através da redistribuição de calor a partir da pele e da transpiração.

Com o calor se intensificando, precisamos ficar mais atentos  com a quantidade de água que ingerimos. O baixo consumo de água pode causar desidratação, afetando seriamente a nossa saúde. Durante o Verão de 2015, só na cidade de São Paulo, cerca de 25 pessoas foram internadas por dia por causa da desidratação. Bastante, não é mesmo?

Qualquer pessoa pode ficar desidratada. Bebês, crianças e idosos estão propícios a perder mais líquido durante o Verão. Diabéticos e cardiopatas, assim como atletas e trabalhadores que atuam a céu aberto, costumam perder mais líquidos.

Não deixe a desidratação estragar o seu Verão! Confira algumas dicas:

A cor do xixi. Um dos sinais de que o seu corpo está desidratado é a cor da urina. Clara ou de cor clara significa que o corpo está bem hidratado, enquanto uma cor amarela ou âmbar escuro geralmente sinais de desidratação.

Tomar água tem de ser um hábito. Pode parecer bobagem, mas a correria em nosso dia a dia faz a gente esquecer de tomar água. Por isso, há diversos aplicativos no celular que faz você lembrar de tomar água.

Prato cheio de água. Nesse Verão, exagere em alimentos ricos em água, como rabanete cru, espinafre, berinjela, couve-flor e tomate. Nos lanchinhos da tarde, opte por melancia, laranja, morango, melão e pera. Além de baixa caloria, esses alimentos auxiliam na hidratação do corpo. 

Cuidado com o ar-condicionado. O ar-condicionado retira a umidade do ambiente e resseca as mucosas nasais, causando congestão nasal. Trabalha em escritório com ar-condicionado? Então deixe uma garrafa em sua mesa para lembrar, sempre, de ingerir água.

Olha a água de coco! Além de deliciosa, a água de coco pode ser considerada um isotônico natural que fornece sais minerais e uma moderada quantidade de carboidratos. Tome água de coco após a realização de exercícios.

Evite o consumo de álcool. A cerveja gelada em dia muito quente pode ser prejudicial a sua saúde. Se for consumir bebidas alcoólicas, não deixe de beber água entre um copo e outro.

Cuidado com as roupas. Use sempre roupas claras e leves quando for ficar ao ar livre, pois elas quebram um pouco a retenção de calor do corpo.

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