Corretor: qual a importância do feedback?

Uma grande preocupação daqueles que atuam na gestão de uma empresa é converter leads em clientes. Outra, mas não menos importante, é formar um “dream team” - uma equipe de funcionários produtivos, eficientes e engajados - que seja capaz de realizar essa tarefa.

Mas como saber se os clientes estão satisfeitos e se seus colaboradores estão motivados? Você precisa descobrir o que eles estão pensando e sentindo. Para que isso seja possível, é necessário receber feedbacks e avaliá-los.

Já falamos mais de uma vez que o trabalho do corretor não termina quando o segurado assina a apólice, uma vez que o pós-venda é tão importante quanto a própria venda do seguro. O mesmo vale para os seus funcionários, já que as responsabilidades da empresa vão muito além do pacote básico de salário e benefícios que foi acordado no momento da contratação.

Por isso, se você é proprietário de uma corretora de seguros, é preciso também saber ouvir - tanto o público interno quanto o externo. Afinal, essa é a melhor forma de identificar se os seus esforços estão sendo bem recebidos ou não.

Como fazer isso? Uma opção é realizar pesquisas de satisfação com seus clientes e de clima com seus funcionários. Através de um questionário simples, segurados podem avaliar a seguradora, o atendimento pré e pós-venda, os serviços prestados e os produtos adquiridos. Já os colaboradores avaliam o clima organizacional, as políticas de recursos humanos, o desempenho da liderança, a qualidade do trabalho de equipe, o grau de motivação pessoal, entre outros fatores.

As pesquisas podem ser realizadas de forma anônima, principalmente no caso dos funcionários. As pessoas não podem sentir-se intimidadas em dizer o que realmente acreditam, já que os dados obtidos só serão úteis se forem sinceros e verídicos.

Também é possível fazer essa pesquisa de uma maneira mais informal ao aproveitar oportunidades para conversar com o público, seja durante uma reunião, happy hour ou quando chegar o momento de ligar para o segurado avisando sobre a necessidade de renovação do seguro.

O feedback funciona como um termômetro e as impressões fornecidas através dele são muito valiosas, pois mostram claramente o que está funcionando e o que ainda precisa ser melhorado em sua corretora. Então não fique com medo do que poderá ouvir e estimule os feedbacks. Não perca essa chance de evolução e crescimento!

 

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.