Corretor: como fazer uma apresentação matadora de vendas

Alguns corretores sentem-se inseguros na hora de apresentar seus produtos para empresas, uma vez que estão mais acostumados a vender diretamente para pessoas físicas - a dinâmica é totalmente diferente e o processo, menos burocrático.

Se você faz parte desse grupo mas gostaria de expandir suas vendas para o mercado corporativo, existem algumas abordagens e técnicas que podem ser seguidas.

Primeiro é preciso entender que uma apresentação matadora é resultado de uma combinação de fatores. Ou seja, não adianta saber se expressar mas montar um ppt desorganizado, entediante e sem noções estéticas. O mesmo vale para a situação inversa: chegar com slides incríveis mas não conseguir expressar suas ideias e se conectar com o público, também não funciona.

E claro, nunca vá despreparado. É preciso conhecer a fundo os tipos deseguro que possam ser do interesse das empresas: Seguro de Vida Coletivo, Auto Frota, Seguro Saúde Empresarial, Seguro Patrimônio Empresarial, etc. Se puder, também se antecipe às perguntas que poderá receber: memorize algumas respostas e exemplos de aplicação das coberturas do seguro.

Caso você sinta que poderia melhorar suas habilidades em oratória, considere fazer um curso de técnicas de apresentação. Além de perder o medo de falar em público, nas aulas você aprenderá a transmitir mensagens de forma clara e objetiva, a criar slides profissionais, a manter uma postura adequada e até a evitar o famoso “branco”. A Belas Artes e a ESPM oferecem esse tipo de curso.

Agora sobre a apresentação: se você quer que ela seja inesquecível, precisa personalizá-la o máximo possível.

Isso significa que deve evitar utilizar os templates que já disponíveis no Power Point, bem como os efeitos de transição e sons, pois são muito “manjados”. Crie seu próprio template, usando imagens profissionais - mas não precisa ser nada elaborado, fique tranquilo! A simplicidade é mais elegante do que fundos coloridos cheio de fotos, desenhos e informações.

Lembre-se de que os slides precisam conter pouco texto pois devem apenas guiar o seu discurso, e não ao contrário. Quando finalizar, abra espaço para perguntas e se coloque à disposição para aprofundar algum tema que seja do interesse dos participantes da reunião. Aproveite e entregue também o seu cartão de visitas e o material impresso para cada um, descrevendo os produtos e suas vantagens. Mas só faça isso no final, pois senão as pessoas começarão a ler durante a palestra e não irão prestar atenção na sua fala.

Para mais informações, acesse o post “5 dicas para apresentar propostas de seguro para empresas”.

Agora é com você, corretor! Pronto para conquistar o mundo corporativo?

 

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