Como se prevenir contra Danos Elétricos provocados por raios na minha empresa?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam e dizem, danos elétricos causados por raios não são um mito e acontecem com mais frequência do que se imagina, principalmente durante o verão, em que a concentração de quedas de raios é maior. 

Se a região de sua empresa não possuir uma boa proteção de para-raios, é  possível que, ao cair de um raio, o mesmo percorra a fiação elétrica, queime os aparelhos eletrônicos ligados na tomada ou provoque curto-circuito.

O que podemos fazer para evitar o choque elétrico?

Quando falamos sobre proteção elétrica é fundamental ficar atento a algo muito comum: o choque elétrico. Ele acontece quando a corrente elétrica entra através de um ponto no nosso corpo e sai por outro, transformando-nos em uma espécie de condutor de eletricidade. 

Confira algumas dicas para evitar este tipo de situação e amenizar danos como queimaduras e parada cardíaca caso o choque seja inevitável:

  • Evite ter fios elétricos desprotegidos e sem isolamento; 
  • Não utilize aparelhos elétricos se eles ou sua mão estiverem molhados;
  • Siga as instruções de proteção dos fabricantes;
  • Não toque em objetos elétricos se estiver sem calçados;
  • Cuide para que cabos de alimentação não sejam tocados acidentalmente;
  • Quando reparar algum aparelho elétrico certifique-se de que o mesmo está desconectado da rede elétrica; 
  • Depois de uma tempestade, não se aproxime de postes quebrados e de fios caídos.
  • Ao desligar os aparelhos de sua empresa por plugue, não puxe o fio, mas a conexão de plástico;
  • Não sobrecarregue a rede elétrica; 
  • Respeite os sinais que anunciam perigo de fontes de eletricidade;

Por que os aparelhos elétricos queimam?

A queima de aparelhos eletrônicos ocorre quando a energia elétrica retorna abruptamente para o objeto, após uma interrupção ou queda, isso porque os picos de energia causa pane no dispositivo: os componentes eletrônicos sofrem uma sobrecarga muito alta e não aguentam. Normalmente, é isso o que acontece quando raios caem em uma região sem proteção e com itens ligados na tomada.

Para  que os eletrônicos funcionem perfeitamente, é necessário que a energia seja estável e constante. Então, a sugestão é que, se a energia estiver oscilante, a chave geral seja desligada e/ou os aparelhos sejam retirados da tomada.

Como evitar que os aparelhos queimem?

Para proteger os aparelhos eletrônicos de sua empresa, você pode tomar algumas iniciativas, com opções mais básicas ou modernas, o importante é garantir a vida útil dos aparelhos e evitar gastos extras.

Para começar, verifique se aparelhos estão fora da tomada durante tempestades de raios. Além disso, por segurança, instale também aparelhos DPS para uso geral e individual, esse tipo de aparelho age contra variações de tensão e raios. 

Certifique-se de que sua empresa possui aterramento elétrico e/ou instalação elétrica adequada. Além disso, é importante que haja o treinamento de sua equipe para momentos como esse, afinal, todos precisam entender como funciona o circuito elétrico e como agir em momentos de fogo ou choque elétrico.

Sabemos que este tipo de situação pode acontecer a qualquer momento, inclusive aos finais de semana e feriados, que são períodos em que, geralmente, as empresas ficam vazias. Então, fique tranquilo e conte com o Seguro Sompo Empresarial para minimizar contratempos causados por incidentes sempre que precisar. 

Preparamos algumas informações para contribuir para que sua empresa esteja sempre segura, leia atentamente:

  • Proteja as fiações elétricas aparentes em conduítes metálicos, bem como adotar para as emendas conectores apropriados;
  • Instale canaletas metálicas em toda a fiação trifásica existente no risco; 
  • As caixas de junções das fiações elétricas e as chaves disjuntoras deverão possuir proteção de caixas metálicas;
  • As luminárias deverão ter globo de proteção e a sua disposição deverá ser tal que elas fiquem nos corredores e nunca acima das mercadorias;
  • Instalar luminárias e tomadas blindadas nos locais com utilização/armazenamento de inflamáveis.

Como realizar os primeiros socorros em caso de choque elétrico?

Apesar de todo cuidado e precaução, acidentes ainda podem acontecer, então é muito importante saber como agir nesses momentos. Ajudar alguém que foi vítima de descarga elétrica pode evitar consequências mais sérias como queimaduras graves, parada cardíaca e óbito.

Caso aconteça uma situação de choque elétrico, siga os passos a seguir: 

  • A energia deve ser imediatamente desligada ou cortada, evitando contato físico com a vítima; 
  • Utilize materiais não condutores (madeira, plástico, tecidos ou borracha) e afaste a vítima da fonte de energia; 
  • Chame uma ambulância pelo telefone 192; 
  • Observe se a pessoa está consciente e respirando.

Identifique a situação da vítima e, após o choque, realize os procedimentos adequados:

  • Consciente e respirando: aproveite para acalmar a vítima e avise-a que o socorro médico está chegando;
  • Não está consciente, mas está respirando: coloque a vítima em posição de segurança, deitando-a de forma lateral;
  • Não está consciente e nem respirando: inicie uma massagem cardíaca e respiração boca-a-boca. Faça isso até a ajuda médica chegar.

Tenha sempre à mão um kit de primeiros socorros e treine sua equipe para saber como agir e o que fazer, isso facilitará a ação durante momentos de acidentes na empresa.

Por que contratar Seguro Empresarial com cobertura de raios?

Os problemas causados por eletricidade e queda de raios se tornam mais comuns e aumentam no período do verão. Inclusive, a preocupação só aumenta ao saber que o Brasil é o país que mais sofre com quedas de raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de acordo com pesquisa divulgada em 2020 pela revista Galileu, não existe nenhum outro país que receba tantos raios. São cerca de 100 milhões por ano, um número realmente assustador.

Garanta a Segurança Patrimonial de seu negócio. Nas empresas há uma grande quantidade de aparelhos eletrônicos (televisores, computadores, geladeiras, impressoras e equipamentos em geral) e perdê-los em uma sobrecarga de energia, além de gerar um grande prejuízo, atrapalha a dinâmica de trabalho. 

Por conta dos valores dos aparelhos, que por si só já são altos e, em somatória, o gasto se torna maior ainda, o que torna o custo benefício do Seguro Sompo com cobertura de danos elétricos ainda melhor. Além disso, ao contar com essa proteção extra, você pode ficar tranquilo quando houver outros incidentes que também são cobertos por este seguro.

Quais as garantias cobertas por Danos Elétricos  no Seguro Empresarial?

Havendo vestígios físicos de que as avarias de materiais elétricos foram causados por descargas elétricas de raios, a seguradora garante conserto ou restituição de valores. Lembrando que essa opção de cobertura deve ser informada ao corretor no ato da contratação. 

Tive um sinistro por danos elétricos, o que fazer?

Toda vez que houver um possível sinistro de danos elétricos, você deve comunicar imediatamente à sua corretora de seguros, que será responsável para te auxiliar, solicitando mais informações e documentações à seguradora. E, em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ou o seu corretor.

O segurado deverá guardar todos os bens avariados e/ou os componentes de reparo, até que a indenização seja aprovada.

Além disso, o segurado precisará dispor de orçamentos detalhados para reparo ou substituição dos itens informados no sinistro. Podendo também ser solicitado a vistoria no local afetado e a documentação que comprove a causa que gerou os danos elétricos. 

Antes de acionar o sinistro, devo pedir indenização da companhia elétrica?

Não é preciso pedir ressarcimento de qualquer natureza para a companhia elétrica responsável pela alimentação de energia antes de falar com sua seguradora. No entanto, a seguradora pode solicitar ao segurado que faça um protocolo de reclamação junto a companhia de sua região. Caso atribuída a responsabilidade da empresa de energia elétrica a mesma deverá indenizar o consumidor. 

O que você achou sobre a cobertura de danos elétricos? Conhece alguém que precisa saber dessas informações? Então, compartilhe com seus amigos e familiares e faça a informação circular. =)


Gostou do conteúdo? Ficou alguma dúvida?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[bws_google_captcha]
  • POSTS RELACIONADOS
  • Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    [bws_google_captcha]