Você já parou para pensar que os locais em que você já morou precisaram ser adaptados, ao longo do tempo, para atender às suas necessidades? Isso ocorre desde a nossa infância, pois à maneira que crescemos, vamos precisando de novos espaços e objetos, tanto por gosto, quanto por segurança.
Talvez seja a correria da rotina ou até mesmo o costume, mas o fato é que chega uma hora em que nós paramos de pensar em adaptar o local onde vivemos.
Até que chega o momento em que percebemos que o tempo passou e agora requeremos necessidades especiais.
Adequar a casa para os idosos é muito importante quando pensamos no bem-estar e segurança deles. Afinal, um dia todos chegaremos nessa fase da vida.
Veja nesse post algumas dicas para tornar sua casa um ambiente propício para que um idoso possa continuar a exercer suas atividades em segurança.
Iluminação
Com a idade, o corpo começa a passar por mudanças. A capacidade de enxergar bem pode ser afetada, em muitos casos.
Por isso, é importante que o ambiente tenha uma boa iluminação a fim de facilitar o deslocamento por espaços estreitos que sejam propícios a esbarrões e tropeços.
Para isso, instalar sensores de presença pode ser uma boa opção. Dessa forma, as luzes se acendem sem que haja a necessidade de acionar um interruptor.
Atenção aos ambientes
A locomoção também é outra parte afetada ao longo dos anos e, muitas vezes, ir de um canto a outro da casa pode ser uma tarefa bem difícil.
Instalar pontos de apoio para que os idosos possam se manter firmes e equilibrados durante o caminhar, ajuda a deixá-los mais seguros e confiantes.
Outra dica importante é evitar tapetes, móveis e outros obstáculos que possam impedir o livre acesso aos ambientes que o idoso frequenta.
Para evitar riscos de queda ou até mesmo acidentes mais graves, fixe os fios de eletrodomésticos às paredes e para facilitar o manuseio das portas, é importante trocar as maçanetas para as do tipo alavanca.
Opte por móveis com pontas arredondadas ou coloque proteções nas mesas e outros móveis que tenham ângulos retos para evitar o choque direto e possíveis machucados.
Essas medidas podem evitar lesões que podem ter seu grau de intensidade aumentadas devido à resistência já mais frágil dos idosos.
Evite escadas
Se mesmo jovens e adultos às vezes se machucam nas escadas, pessoas com idade avançada, sem muita força física e com locomoção debilitada, correm mais riscos em sua utilização.
Se não houver a opção de rampas ou elevadores para acesso dos idosos, certifique-se que as escadas tenham corrimão que esteja bem firme.
Facilite a visualização dos degraus com sinalizadores de piso e com a iluminação adequada. Não esqueça das fitas antiderrapantes que auxiliam a prevenir quedas.
Sempre que possível, acompanhe o idoso caminho acima ou abaixo pelas escadas.
Faça adaptações no banheiro
Azulejos lisos e molhados já são receitas prontas para escorregões e quedas inesperadas, para os idosos então, o risco aumenta ainda mais.
Mas os banheiros trazem outros agravantes: por conta do tamanho reduzido desses ambientes, pode ser muito fácil bater em alguma peça ao cair. Se isso acontecer, os riscos podem ser graves.
Então, é melhor seguir algumas dicas como a elevação do assento sanitário, a instalação de barras de apoio e tapetes de borracha antiderrapantes que possam ser fixados ao chão.
Essas modificações podem facilitar muito a vida de um idoso.
Além dessas mudanças no ambiente físico, manter-se presente e acompanhar os idosos em suas atividades, garante a eles maior sensação de segurança e de conforto durante sua melhor idade.
—
Você se preocupa com o futuro das pessoas que dependem de você? Contrate um Seguro de Vida Sompo!
Comentários
[bws_google_captcha]