Como fazer o rodízio dos pneus do seu veículo

Realizar o rodízio dos pneus do seu carro pode prolongar a vida útil deles e aumentar a segurança em suas viagens. O rodízio também é necessário por causa da diferença no desgaste dos pneus traseiros e dianteiros, ocorridos pela quilometragem rodada no veículo: quanto mais você anda, mais desgasta.

Mas você sabia que não basta trocar os pneus dianteiros pelos traseiros? A posição irá depender da localização da tração do seu veículo. Veja abaixo como realizar corretamente o rodízio dos pneus do seu veículo!

 

Tração Traseira

Para os veículos que possuem tração traseira é necessário trocar os pneus traseiros pelos dianteiros, na mesma posição. Já com os pneus da frente, o procedimento é diferente. O pneu dianteiro esquerdo deve ser colocado na parte de trás direita e o pneu dianteiro direito no lugar do pneu traseiro esquerdo.

Rodizio de Pneu Tracao Traseira.png

 

Tração Dianteira

Para veículos com tração dianteira, a troca de pneus deve acontecer da forma contrária aos da tração traseira. Os pneus dianteiros são deslocados para a parte traseira, na mesma posição. Já os traseiros, invertem a posição ao serem instalados na parte dianteira.

Rodizio de Pneu Tracao Dianteira.png

 

Atenção: para os pneus unidirecionais, independentemente do tipo de tração, o rodízio é mais simples, trocando apenas as posições traseiras e dianteiras, sem alterar os lados.

Rodizio de Pneu Unidirecionais.png

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.