Como Evitar a Umidade nas Paredes do Banheiro

Banhos quentes são muito bem-vindos durante o inverno, proporcionando momentos de conforto e bem-estar. Mas é preciso cuidado: quando utilizamos a água quente por muito tempo, além de prejudicar a saúde de nossa pele, pode ocorrer o surgimento de mofos causados pela alta taxa de umidade.

Esse mofo surge quando os ambientes da casa ficam sem ventilação frequente. Nesse caso, o seu banheiro pode ser o lugar ideal para que o mofo surja, ocupando os tetos e as paredes. Quando o mofo já está instalado em uma grande área, recuperar a estrutura do ambiente é bastante complicada. Mas não se preocupe: evitar esses danos à estrutura é muito simples e prático!

O que fazer para evitar a umidade?

Deixar o banheiro com grande circulação de ar é fundamental para evitar o surgimento de mofo. Evite fechar as portas após o banho e deixe todo o vapor d’água sair do ambiente. Uma alternativa para quem não possui janelas no banheiro é a utilização de um exaustor de umidade. Evite, também, deixar toalhas molhadas enquanto o banheiro estiver fechado, principalmente o tapete próximo ao box.

Há diversas opções de tintas antimofos em lojas especializadas. Faça uma pesquisa e veja quais as mais indicadas para o seu banheiro.

Como remover o mofo causado pela umidade?

Para remover os pontos de umidade, faça uma solução de 1 litro de água sanitária em 1 litro de água fria e algumas gotas de detergente neutro e coloque num frasco de spray.  Pulverize na área afetada, esfregue com uma escova de cerdas duras e remova com pano molhado. Use luvas e proteja o rosto e olhos.

Agora, que tal conferir também as calhas da sua residência? Leia sobre os perigos da infiltração aqui no Espaço Sompo

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.