Como entreter as crianças nas viagens de carro

Viajar de carro com crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Crianças são ativas e o tempo prolongado sentados no banco de um carro pode ser muito desagradável. Por isso, tenha sempre uma brincadeira na cabeça: além de entretê-los, você pode criar um momento mais próximo das crianças! Veja algumas sugestões:

 

Histórias comunitárias. Aproveite a imaginação das crianças e comece uma história. Cada pessoa do carro tem de continuar a narrativa. Aproveite a paisagem da estrada como inspiração.

 

Jogos de Palavras. Para exercitar o vocabulário das crianças, faça um jogo de palavras com a letra inicial das placas do carro. Esse exercício é ótimo para crianças na fase inicial da alfabetização. Para crianças a partir dos 9 anos, selecione uma categoria de palavras, como países ou alimentos que comecem com determinada letra.

 

Diário de viagem. Antes de partir para a viagem, ofereça um caderno para anotações às crianças. Explique como funciona um diário de viagem e ressalte a importância de prestar atenção nos detalhes. Durante a viagem, entregue os comprovantes de pedágios, restaurantes e compras feitas durante o percurso. Isso estimula o olhar das crianças aos detalhes da estrada através do objetivo de preencher o diário.

 

Matemática com as placas dos veículos. Os números das placas dos carros podem ser divertidos cálculos matemáticos. Peça para as crianças para somar, subtrair ou multiplicar todos os números das placas dos carros ou caminhões durante o percurso.

 

Concurso de karaokê. Se a criançada já possui um repertório musical, utilize-o para o entretenimento. Deixe as músicas infantis gravadas em um CD ou pendrive junto com as músicas escutadas pelos adultos do carro.

 

Cuidado com os jogos digitais. Utilize os jogos de celulares ou tablets apenas em último caso. O foco visual ao aparelho, durante as viagens de carro, pode causar enjoos e dores de cabeça.

 

Com essas dicas, você terá uma viagem mais divertida para a criançada!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.