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Como Comunicar um Sinistro de Transporte Internacional?

Sherlock Holmes, o famoso detetive da ficção, já dizia que os pequenos detalhes são sempre os mais importantes. A frase em questão estava relacionada sobre os casos a serem desvendados pelo detetive - porém, ela também pode ser usada nos setores de Sinistros da área de Seguros, não é mesmo? ;)

Como o seguro de Transporte Internacional costuma ter quantidade menor de sinistros, se comparado a sinistros de automóvel e residência, por exemplo, podem surgir algumas dúvidas na hora de comunicar o sinistro. Por isso o Espaço Sompo traz os principais pontos de atenção de todo o processo.

O prazo para dar entrada do sinistro é de 10 dias corridos após a constatação dos danos, é muito importante que ele seja feito o mais rápido possível, por ser o ponto inicial do processo de regulação de sinistro. O contato deve ser feito com a Central SOS Cargas (0800 723 3002), contendo:

  • Cópia do conhecimento de transporte (Aéreo ou Marítimo ou Rodoviário Internacional)
  • Cópia das notas fiscais/Invoices
  • Declaração de Importação
  • Termos de Faltas/Avarias/Mantra
  • Cópia do conhecimento de transporte rodoviário, ressalvado com assinatura e nº de RG do motorista transportador e assinatura do recebedor
  • Carta Protesto contra o possível causador dos danos

Ser detalhista é o ponto inicial de todo o processo, caso sejam constatados danos na chegada da mercadoria ao destino, é importante que o destinatário proceda com a minuciosa verificação e lançamento detalhado de todos os danos encontrados no Conhecimento de Transporte Rodoviário com anuência do motorista (este procedimento é chamado de “ressalva”), bem como a emissão tempestiva das Cartas Protesto contra protocolo a todos os envolvidos na cadeia logística. Informação nunca é demais! :)

Caso a mercadoria que tenha indícios de avaria ainda esteja em aeroportos, portos ou zonas e áreas alfandegadas, no Brasil ou no Exterior, disponibilizamos um atendimento diferenciado através da Vistomar, empresa do Grupo Sompo que atende com exclusividade os segurados no Porto de Santos. O atendimento telefônico da Vistomar é através dos números (55 13) 3216-1811 e 3216-1813.

Nossa equipe de sinistros é altamente especializada e está à disposição para prestar os melhores serviços. Inclusive o Seguro de Transporte Internacional conta com o suporte da área de Gerenciamento de Riscos da Sompo Seguros, que visa minimizar a probabilidade de ocorrência de todos os tipos de sinistros, como roubo ou furto, acidentes que vão desde o armazenamento até o desembarque da carga e o transporte em si.

 Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse a nosso canal de atendimento. 

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