Caminhoneiro, tenha uma viagem tranquila e segura, sempre!

Em 30 de junho é comemorado o Dia do Caminhoneiro no Estado de São Paulo. Segundo pesquisa divulgada pela CNT em 2017, os caminhoneiros do Brasil possuem uma média de 44 anos de idade e mais de 13 anos de estrada. Entre os entrevistados, 61% responderam que classificam a profissão como sendo muito perigosa, onde a insegurança é o fator negativo que mais interfere na continuidade da profissão.

Mesmo com diversos riscos, algumas atitudes podem evitar situações de risco. Caminhoneiro, fique atento às nossas dicas:

 

- Antes da Partida

Sempre tenha a revisão e manutenção do seu caminhão em dia. Se perceber algo estranho, procure o seu mecânico de confiança.

Planejar o trajeto é fundamental. E não basta apenas calcular o tempo da viagem: é necessário verificar os locais para as refeições e repouso. Reserve ao menos 2 horas para realizar as refeições, assim é possível almoçar ou jantar com calma e fazer curtas caminhadas.

 

- Durante a Viagem

Nas paradas para refeição, abastecimento ou manutenção, não comente com ninguém sobre sua carga, nem para onde está indo. Discrição favorece a segurança.

Problemas no caminhão? Procure o posto policial rodoviário mais próximo. Estacionar o seu caminhão em locais com pouca circulação de pessoas é muito perigoso!

Dormir em lugar que você não conhece é sempre um perigo. Procure o estacionamento de um posto de gasolina ou pare perto de um posto de policiamento rodoviário;

 

- Descarregamento das Cargas

Veja se o cálculo do percurso foi efetivo. Tenha em mente que as entregas geralmente são realizadas em empresas, portanto, confira o horário e dia de funcionamento.

Realize sempre a verificação da pessoa responsável pelo recebimento da carga. Confira o nome do responsável através de um documento com foto.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.