Caminhoneiro, cuidado com a chuva nas estradas!

A temporada de chuvas está chegando ao Brasil. Durante esse período, é bom que o seu caminhão esteja com a manutenção em dia para garantir a segurança nas suas viagens. A água na pista pode ocasionar deslizamentos decorrentes da falta de atrito entre a roda e o asfalto, além das possíveis dificuldades na visibilidade. Por isso, caminhoneiro, esteja atento às dicas abaixo!

Manutenção dos pneus. Esteja sempre com os pneus do seu caminhão em dia. Pneus velhos e carecas são grandes facilitadores de acidentes. E cuidado: pneus em péssimo estado podem render uma multa!

Tenha sempre o controle do caminhão em suas mãos. fique atento à pista durante a chuva e evite tirar as mãos do volante. Qualquer incidente pode ser evitado se a sua atenção estiver devidamente focada no percurso.

Evite manobras, ultrapassagens e freadas bruscas. Tais dicas devem ser para todas as viagens. Porém, como o risco de acidentes aumenta em dias chuvosos, é sempre bom ressaltar a precaução necessária para evitar qualquer situação perigosa.

Calibre sempre os sulcos dos seus pneus. A manutenção dos sulcos dos pneus é fundamental, pois eles expelem a água da pista pela parte de baixo, evitando assim a falta de atrito do caminhão com o solo. A falta da calibração pode ocasionar a aquaplanagem <link do post sobre aquaplanagem do Espaço Sompo>.

Paletas do limpa-vidro. Um dos grandes vilões das estradas com chuvas é a visibilidade. Por isso, é fundamental que as paletas estejam em dia para que não atrapalhe a sua visão e não prejudique a sua direção.

Cuidar do seu caminhão é garantir a segurança em suas viagens! Conheça quais são as estradas com maiores índices de roubos de carga no Brasil aqui no Espaço Sompo.

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.