Aumento de roubo em residências no Brasil

No primeiro semestre de 2017, diversas Secretarias de Segurança Pública no Brasil registraram o aumento significativo de roubos e furtos em residências. Por exemplo, em Niterói (RJ), o aumento nos índices de furtos residenciais foi de 97% no último ano e, em Maringá (PR), 50% no mesmo período. Só na cidade de São Paulo, entre 2015 e 2017, houve o aumento de 176% de residências furtadas. A cada hora, pelo menos um lar paulista é invadido e, só no ano passado, aconteceram 10.905 roubos dessa natureza.

Segundo a pesquisa realizada em 2015 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil está na terceira posição entre os países com o maior número de assaltos na América Latina, perdendo para a Argentina e México. Esses dados já são mais que suficientes para que você mantenha sempre a sua residência em segurança.  

Saiba como proteger a sua residência

Bater papo? Sempre dentro de casa. Evite permanecer com os portões abertos enquanto estiver conversando na rua. Deixe os portões sempre fechados.

Escolha um portão automático. Pelo simples fato de ter que descer do carro para abrir o portão, você acaba se tornando um alvo fácil para roubos. Evitar o tempo de exposição na rua, principalmente no período noturno, aumenta a sua segurança.

Tenha um sistema de segurança. Você sabia que contratar um equipamento de segurança em conjunto, principalmente os alarmes monitorados, é mais vantajoso? Converse com os seus vizinhos para fechar um pacote de alarmes e monitoramento. Assim, o seu quarteirão fica mais seguro.

Sua casa sempre iluminada. Casas escuras são as preferidas pelos assaltantes. Neste caso, a instalação de fotocélulas é uma maneira fácil de garantir a segurança de sua casa.

Reforce os trincos da porta e procure proteger as janelas e basculantes com grades sólidas, preferentemente instaladas no lado interno. Também não deixe cadeados e trancas para fora. Utilize as fechaduras auxiliares nas portas que dão acesso à área externa. Essas fechaduras custam a partir de R$ 40 e garantem maior segurança.

Registre um número de telefone de emergência em seu aparelho. Ao notar qualquer ação estranha em sua casa, ligue imediatamente.

Caso a sua casa faça divisa com um terreno baldio, instale uma cerca elétrica ou alarme para inviabilizar o acesso à sua residência.

Cuidado ao chegar em casa, sempre olhando o movimento da rua. Tome muito cuidado com algumas atitudes. Não entre em casa se desconfiou de alguma coisa. Dê a volta e ligue para alguém de casa para saber se está tudo em ordem.

Evite evidenciar sua ausência. Em frente à sua garagem possui alguma árvore? O seu quintal é exposto? Então peça para alguém varrer ou manter em ordem. Acúmulo de folhas pode ser um sinal de ausência dos donos da casa, principalmente em época de férias e feriados. Entregas de jornais e revistas também podem ser uma evidência de que os donos da casa estão viajando. Por isso, suspenda a entrega durante os dias da viagem!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.