Aumento de carros nas estradas oferece riscos de acidentes

Estrada cheia, atenção dobrada. Segundo o aplicativo Waze, é esperado um grande congestionamento nas estradas brasileiras durante as festas de Réveillon de 2018. Nas serras, o aplicativo estima um aumento de 400% nos números de carros para passar a virada de ano nas praias.

Por isso, manter a direção segura é fundamental para as viagens de Réveillon e férias de janeiro. Confira as dicas para você começar 2018 em segurança!

 

Não faça ultrapassagens arriscadas

Esteja sempre em alerta máxima ao realizar qualquer ultrapassagem nas estradas e nunca utilize a faixa da direita para realizar esse procedimento. Utilize as setas para mostrar sua intenção para outros motoristas e evitar colisões. Em vias de mão dupla, respeite a indicação da faixa de divisão, elas estão lá para avisar onde é o local mais seguro. Mesmo seguindo essas dicas, certifique-se do mais importante: somente ultrapasse caso você se sinta seguro.

Prenda bem os itens mais pesados!

Mantenha os itens no porta malas do seu veículo. Os itens mais pesados precisam estar próximos aos eixos do carro (no caso do porta-malas, o eixo está próximo às rodas traseiras) para auxiliar na distribuição do peso.

Começou a chover? Desacelere!

Já explicamos aqui no Espaço Sompo o que fazer quando a chuva cair na estrada. Tenha sempre a preocupação em manter a visibilidade enquanto dirige e diminua a velocidade. Se a chuva estiver muito forte, pare o carro em algum lugar seguro e aguarde. 

Mantenha distância do veículo à frente

O Detran recomenda que você mantenha o seu carro o mais longe possível do veículo à frente para garantir a sua segurança. Uma das formas aprovadas pelo órgão de trânsito para verificar se você está (ou não) na distância correta é realizar a Regra dos Dois Segundos:

- Escolha um ponto fixo à margem da via.

– Quando o veículo da frente passar pelo ponto fixo, comece a contar.

– Conte dois segundos pausadamente.

– A distância será considerada segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem dos dois segundos.

Manutenção do seu veículo em dia!

Como está a correia dentada do seu veículo? Quando foi a última vez que você fez as trocas de óleos? E os pneus, estão carecas? Não deixe de fazer a manutenção constantemente do seu veículo, principalmente se for dirigir em estradas!

Assento correto para bebês e crianças

Há diversos tipos de assentos, que variam de acordo com a idade (ou peso) do bebê ou criança: bebê-conforto (de 0 a 13 kg ou aproximadamente 1 ano), cadeira de segurança (de 9 a 18 kg ou entre 1 e 4 anos) e o assento elevatório (de 15 a 36 kg ou aproximadamente entre 4 e 10 anos). Apenas crianças acima de 10 anos e com mais de 36 kg e 1,45 m podem andar no banco de trás e com o cinto de segurança.

E nunca se esqueça: respeite os limites de velocidade! Faça uma viagem segura para garantir uma excelente passagem de ano! :)

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.