Resultado da Busca

Alagamentos e enchentes: saiba como manter a segurança na direção!

Entre os meses de dezembro e março, são comuns as notícias sobre alagamentos e enchentes em vias urbanas. Esses acúmulos de água são decorrentes da grande incidência de pancadas de chuva que ocorrem durante o verão.

E se você estiver dirigindo e se deparar com um alagamento? Você sabe como proceder nesses casos? A primeira dica é evitar ao máximo dirigir durante fortes chuvas. Mas caso seja surpreendido por uma mudança repentina do tempo, lembre-se dos conselhos abaixo:

 

  • Mantenha a calma. O nervosismo apenas diminuirá o seu foco durante a direção e pode colocar em risco a sua segurança e de quem estiver com você.

 

  • Nesse período de chuvas, evite pontos de alagamento já conhecidos e procure rotas alternativas caso tenha que dirigir.

 

 

  • Em fortes chuvas, pode ocorrer a perda da aderência das correias dos seus veículos. Com isso, ocorre o aumento de esforço da direção hidráulica, variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros e luzes de anomalia da injeção eletrônica. Nesses casos, mantenha o menor número possível de equipamentos ligados, inclusive o ar-condicionado, e tente parar o automóvel em algum lugar seguro.

 

  • Caso tenha que parar o carro, mantenha os pés na embreagem, coloque o veículo em ponto morto e pise nos freios com cautela. Isso manterá o automóvel acelerado, evitando que a água entre pelo motor.

 

  • Caso o motor desligue em meio à travessia, nunca tente dar a partida. Mantenha o carro desligado e reboque o veículo até a oficina mais próxima ou de sua preferência, pois há grande possibilidade de a pane ter sido causada pelo calço hidráulico (quando entra água na câmara de combustão de carros com motores a pistão).

 

  • Veículos rebaixados têm mais riscos de sofrer calço hidráulico já que eles ficam mais próximos ao solo. Por isso, é aconselhável manter a originalidade da montadora. E se o veículo já estiver nessas condições, redobre a atenção.

 

  • Após passar pelo trecho alagado, e já com o carro andando, é recomendado dar algumas pisadas leves no freio, para secar o sistema mais rápido e poder parar numa emergência.

 

E atenção: caso você tenha passado por algum alagamento, leve o seu veículo à oficina mecânica o mais rápido possível. Os acúmulos de água e a falta de aderência pode ocasionar danos nos filtros e componentes mecânicos. Quer saber como dirigir em segurança em dias de chuva? Confira esse post aqui no Espaço Sompo!

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.