3 dicas de como evitar problemas comuns na sua casa

Prevenir é melhor do que remediar. Quem já ouviu essa expressão? Nosso post de hoje é exatamente sobre isso: como se prevenir e evitar problemas comuns na sua casa, evitando também dores de cabeça no futuro.

A melhor maneira de garantir que a sua casa ou apartamento estejam sempre em ordem é realizando a manutenção preventiva. Ou seja, reparos simples (e mais baratos) são feitos antes mesmo do defeito aparecer.

Imagine se a sua geladeira, do nada, para de resfriar. Todos os alimentos estragarão em algumas horas e você tem que sair enlouquecido atrás de um técnico ou até de uma caixa de isopor e gelo. Em situações de emergência, acabamos contratando serviços caros e sem referências prévias, o que pode gerar problemas ainda maiores mais para frente. Agora imagine que, ao tomar algumas precauções simples, esse tipo de situação deixará de acontecer. Então, o que fazer? Aqui vão algumas dicas:

Electric_Plug_128

#1 - Evitar danos elétricos

Para evitar que equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos sofram danos, sempre confira a voltagem das tomadas e dos aparelhos. Se tiver aparelhos bivolts, lembre-se de guardá-los com a chave no 220w, assim o aparelho não será prejudicado se você conectá-lo em uma tomada com outra voltagem.

Se chuvas e tempestades com raio e queda de luz começarem, desligue todos os aparelhos das tomadas para que não sejam danificados pela sobrecarga ou oscilação de energia. Também é recomendável usar estabilizadores de energia, isoladores ou no-breaks para diminuir os riscos.

Bathroom_faucet_tool_128

#2 - Identificar vazamentos

Se a sua conta de água alcançou valores astronômicos mesmo depois de tanta economia, suspeite de vazamentos. Antes que a situação se complique, gerando infiltrações, por exemplo, entre em contato com um profissional de confiança que possa identificar os pontos de vazamento e efetuar os reparos.

Plunger_128

#3 - Evitar entupimentos

Aprendemos na escola, mas às vezes nos esquecemos: lugar de lixo é no lixo. Por isso, não descarte papel higiênico, absorventes, algodão ou cotonetes no vaso sanitário; não jogue restos de alimentos, óleo e gordura no ralo da cozinha. Caso o entupimento aconteça, coloque 2 colheres de fermento em pó no ralo, despeje água fervente e aguarde a solução efervescente surgir. Em seguida, basta limpar a sujeira eliminada.


Lembrando que tanto no caso dos vazamentos quanto entupimentos, a maneira mais eficiente de evitá-los é realizando a manutenção periódica nos encanamentos. Mas se você não conhece profissionais qualificados para realizar esse tipo de serviço e também não tem tempo para procurá-los, existe a opção de contratar um seguro residencial. Assim, você poderá acionar o seguro para solicitar diversos serviços de assistência domiciliar!

 

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.