10 coisas sobre um seguro residencial que você não sabia

Fazer um seguro para sua casa ou apartamento é uma decisão importante. Sabemos que nossos bens são muito valiosos para nós e para nossa família, por isso merecem proteção. Apesar disso, nem sempre compreendemos quais são os benefícios de um seguro residencial, principalmente quando moramos em um apartamento e contamos com a cobertura do seguro condomínio em algumas situações.

Por isso, neste post vamos contar 10 coisas sobre o seguro para residências que você provavelmente não sabe! Afinal, saber detalhadamente o que contempla na sua apólice de seguro é essencial, antes mesmo de entrar em contato com o corretor de seguros. Então vamos lá:

1. Quebra de vidros

Vidros quebrados são um dos acidentes domésticos mais comuns e, justamente por esse motivo, existe a cobertura para danos causados aos vidros que integram a residência segurada. Mas não pense que estamos falando apenas de janelas quebradas! Neste pacote entram também espelhos e tampos de mesa, por exemplo.


2. Responsabilidade civil familiar

Esta cobertura adicional de responsabilidade civil garante o reembolso das despesas provenientes de danos causados a terceiros pelo segurado, seu cônjuge, filhos sob sua responsabilidade, empregada doméstica e até mesmo danos corporais causados por animais de estimação. Ou seja, se o seu filho machucar acidentalmente um amiguinho na escola ou se o seu cachorro morder o vizinho, esta cobertura garante que o seu orçamento não sofrerá nenhum impacto ao pagar pelo tratamento (despesas médicas, hospitalares e com medicamentos) dos envolvidos.


3. Perda ou pagamento de aluguel

Este talvez seja um dos itens mais importantes desta lista. Se você e sua família passarem pela infelicidade de ter seu imóvel seriamente danificado por incêndio, queda de raio ou explosão, o seguro cobrirá o pagamento total de aluguel durante a reconstrução de sua casa. Esta cobertura permitirá que todos fiquem bem instalados e confortáveis, sem custos adicionais para o segurado.


4. Responsabilidade civil empregados domésticos

Recentemente, a promulgação da PEC das Domésticas ampliou e garantiu os direitos desta classe trabalhadora. Agora é ainda mais importante falarmos sobre a responsabilidade civil do empregador. Este item da apólice garante indenização em caso de morte ou invalidez permanente decorrente de acidente sofrido pelos empregados no desempenho de suas funções. Por mais que você acredite que seja improvável que uma fatalidade aconteça, não é melhor poder contar com a cobertura do seguro?


5. Check-up básico

O check-up básico é fundamental. Sabe por quê? No caso de vazamentos, por exemplo, o seguro não poderá cobrir o reparo total, pois presume-se que ele só aconteceu por falta de manutenção hidráulica adequada dentro da residência do segurado. Por isso, é melhor precaver-se agora do que arcar com o prejuízo depois!

Este check-up conta também com limpeza de caixa d’água; fixação de prateleiras, quadros e persianas; caçamba; lubrificação de fechaduras e dobradiças e revisão da instalação elétrica.


6. Desentupimento

Especialmente em encanamentos antigos, o entupimento pode ser um problema recorrente. Por isso você poderá requisitar o serviço de desentupimento de tubulações de pias, sifões, ralos e vasos sanitários, desde que não haja necessidade de utilização de qualquer equipamento de detecção eletrônica.


7. Linha branca

Geladeira não está gelando? A máquina de lavar não enche de água? O acendimento automático do fogão parou de funcionar? Problemas corriqueiros do dia a dia, mas que incomodam. Por isso existe a cobertura para conserto dos itens de Linha Branca da sua casa! Fácil e rápido.


8. Reparos elétricos

Você chega em casa, depois de um dia cansativo de trabalho. A única coisa que consegue pensar é em tomar um banho quentinho para relaxar. Daí, quando você entrar no chuveiro, a surpresa desagradável: queimou! Quem nunca passou por isso? Pelo menos, se você tiver um seguro residencial, ele cobrirá o conserto emergencial de chuveiros elétricos (e também torneiras elétricas), resolvendo o seu problema rapidinho! Isso também vale para tomadas queimadas, interruptores defeituosos, disjuntores, fusíveis danificados e chaves-faca.

Além disso, você pode contar com mão-de-obra para o restabelecimento da energia elétrica na rede de baixa tensão, em decorrência de raio ou sobrecarga de energia.


9. Reparos hidráulicos

Se houver um vazamento, você também não fica na mão. O seguro providenciará a contenção emergencial de vazamento em torneiras, sifões, chuveiros, válvulas de descarga, registros e encanamentos, desde que não haja necessidade de utilização de qualquer equipamento de detecção eletrônica para a identificação do local do problema.


10. Substituição de telhas

Chuvas fortes ou ventos podem danificar as telhas. Caso isso aconteça, o seguro residencial oferece mão-de-obra para substituição de até 2 (duas) telhas, em caso de quebra acidental.


É preciso saber também que o seguro básico nem sempre cobrirá todas as suas necessidades. Mas neste caso, coberturas adicionais podem ser contratadas. Converse com o corretor de seguros e crie um plano personalizado para sua residência, com coberturas adicionais à sua escolha. Afinal, ninguém conhece a sua casa melhor do que você!

 

Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.