Patrimônios historicos do brasil segundo a UNESCO

Os benefícios de viajar e conhecer uma cidade nova são inúmeros: aprender sobre a história de um bairro, formações sobre os complexos urbanos e vivenciar os costumes locais. A Unesco e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)elaboraram uma lista com as cidades que são consideradas como Patrimônio Histórico!  O que acha de visitar os lugares que possuem séculos de história e descobrir mais sobre a colonização brasileira? Inspire-se nessa lista das cidades históricas!

Cidade Histórica de Ouro Preto
Ouro Preto.jpg
Na lista desde 1980, a cidade de Ouro Preto foi o ponto central da corrida do ouro dos anos áureos da mineração no Brasil, no século XVIII. Com o esgotamento das minas de ouro, no século XIX, a influência da cidade diminuiu, mas muitas igrejas, pontes e chafarizes permanecem como testemunhos de seu passado de prosperidade e do excepcional talento do escultor barroco Aleijadinho.

Centro Histórico de Olinda
Olinda.jpg
Reconstruída pelos portugueses após ser saqueada por holandeses, seu tecido urbano central data do século XVIII. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosos pequenos passos (capelas) contribui para o charme particular de Olinda. Foi inserida na lista da UNESCO em 1982.

Centro Histórico de Salvador da Bahia
Salvador.jpg
A primeira capital do Brasil (entre 1549 e 1763) possui a mistura das culturas europeias, africanas e ameríndias. Na lista da UNESCO desde 1985, Salvador tem sido capaz de preservar muitos edifícios renascentistas excepcionais. Uma característica especial da antiga cidade são as casas de cores intensas, muitas vezes decoradas com finos trabalhos de estuque.

Centro Histórico de São Luís
Sao Luis.jpg
Fundada pelos franceses e ocupada pelos holandeses antes do domínio português, São Luís possui um número excepcional de edifícios históricos foi conservado, o que faz desse conjunto arquitetônico um extraordinário exemplo de uma cidade colonial das nações ibéricas. Listada pela UNESCO em 1997.

Centro Histórico de Diamantina
Diamantina.jpg
Listada pela UNESCO em 1999, Diamantina é uma cidade colonial encravada como uma joia em um colar de montanhas rochosas inóspitas, relembra a façanha dos garimpeiros de diamantes do século XVIII e testemunha o triunfo do esforço cultural e artístico dos sores humanos sobre o meio ambiente.

Centro Histórico de Goiás
Goias.jpg
O último centro histórico brasileiro listado pela UNESCO (2001), Goiás testemunha a ocupação e a colonização das terras do Brasil central ao longo dos séculos XVIII e XIX. O traçado urbano é um exemplo do desenvolvimento orgânico de uma cidade mineradora, adaptada às condições da região.

Compartilhe:

EMPREENDER

SAIBA COMO DEIXAR A SUA CASA FUNCIONAL À TERCEIRA IDADE