Limpeza de Calhas: Para Evitar Dores de Cabeça em Época de Chuva

O Verão está chegando! Com a chegada da forte onda de calor no Brasil, ocorre o aumento do índice pluvial em quase toda a região do país. As chuvas possuem uma grande importância na manutenção térmica das regiões. Apesar de refrescar, elas podem trazer algumas dores de cabeça para os mais desprevenidos.

Um dos problemas que as chuvas podem causar é os danos em sua residência. Uma forma prática e bem útil de evitar problemas posteriores é a limpeza de calhas. Essa manutenção pode livrar a sua casa de rachaduras, infiltrações e danos na estrutura.

O que provoca as obstruções nas canaletas?

Folhas e galhos de árvores, areia e outros elementos granulados, resíduos de pequenos lixos e até mesmo rabiolas de pipas. Todos esses e outros elementos podem estar depositados nas calhas de sua casa e até mesmo dentro dos tubos que conduzem a água da chuva do telhado.

Qual é o motivo da limpeza da calha ser realizada?

Os resíduos citados acima, com o decorrer do tempo, entopem as vias condutoras e impedem a evasão da água vinda das chuvas de verão. Todo esse volume líquido retido na calha compromete a estrutura da sua casa, podendo romper o duto que retira a água do telhado e atingir a parte interna da estrutura. Infiltrações e rachaduras podem ser ocasionadas em decorrência da falta de limpeza na calha.

De quanto em quanto tempo é preciso realizar a limpeza das calhas?

Diversos engenheiros recomendam a limpeza da calha a cada seis meses. Porém, ressaltam que essa frequência varia de acordo com a localização. A sua casa encontra-se próxima a árvores, parques ou praças? Provavelmente, o acúmulo de folhas e galhos é maior. Por isso, a limpeza, nesses casos é indicada a cada três meses.

Compartilhe:

EMPREENDER

SAIBA COMO DEIXAR A SUA CASA FUNCIONAL À TERCEIRA IDADE