Como proteger minha casa durante as férias?

Quando chega o começo do ano, uma das coisas que passa pela nossa cabeça é colocar o pé na estrada para aproveitar as férias e curtir o Verão. Mas, ao mesmo tempo, sempre fica aquela preocupação com a nossa casa. Para te ajudar a não se preocupar e curtir a viagem com a mente tranquila, separamos algumas dicas de segurança para proteger a sua casa no período de férias. Confira:

Seja discreto. É sempre importante não comentar com estranhos sobre planos para a viagem. Essa regra também vale para as redes sociais: se for postar as fotos de sua viagem, deixe-as restringidas a visualização de seu perfil apenas para amigos próximos e pessoas de confiança. Evite deixar o conteúdo público.

Caso fique muito tempo afastado, peça para um parente ou amigo visitar sua casa, abrir janelas, cortinas e até mesmo cuidar dos jardins (ter uma hortinha descuidada é um sinal de que os proprietários da residência estão viajando). Caso você more em apartamento, lembre-se de deixar uma autorização por escrito para o síndico.

Para fechar portões, evite deixar o cadeado para o lado de fora. Isso é um grande indicador de que a última pessoa que saiu, não voltou para casa.

Reforçar a segurança da porta principal da sua casa com trancas auxiliares. Proteção nunca é exagero - principalmente quando estamos longe das nossas residências. 

Se você tiver um vizinho de confiança, comunique a ele a sua ausência e deixe seus contatos ou de alguém próximo a você. Qualquer situação suspeita, o seu vizinho poderá tomar algumas providências e te informar sobre o ocorrido. 

Se for possível, instale um aparelho de fotocélula, que liga a luz externa durante à noite e desliga durante o dia.
Compartilhe:

Para mais informações, navegue pelas editorias ao lado.