Como não fugir da dieta nas festas de fim de ano

Em diversos países (inclusive no Brasil), é tradição preparar uma refeição especial nas festas de fim de ano, principalmente no Natal. E, geralmente, extrapolamos o nosso limite habitual de consumo de alimentos. Se você não quer perder os hábitos saudáveis que manteve em 2016 (ou está planejando começar em 2017), confira algumas dicas para aproveitar as refeições de fim de ano sem exageros.


Vai jantar na casa da sua família ou amigos? Faça um lanchinho antes! Não sair de casa com fome é fundamental para não exagerar na ceia: frutas e iogurtes são ótimos aliados.


Mantenha o ritmo saudável, mesmo que precise adaptá-lo. A correria do fim de ano, por diversas vezes, acaba atrapalhando o dia a dia, principalmente as idas à academia. Se isso acontecer com você, opte em fazer as caminhadas até os compromissos, sejam eles um encontro com os amigos ou compras de Natal.


Não exagere nas bebidas alcoólicas. Além de serem bem calóricas, as bebidas alcóolicas não possuem valores nutricionais. Se for optar, escolha beber uma taça de vinho tinto.


Escolha as carnes brancas! Chester, peru, tender magro, peixes e lombo são bem saborosos e uma ótima pedida para uma refeição saudável. Evite carnes com muita gordura.


Os petiscos podem ser os grandes vilões. Castanhas e nozes podem fazer bem à saúde se forem consumidas sem exageros. Escolha as entradas com torradas light ou sem glútens com patês leves.


Se você sabe que vai exagerar um pouco na ceia, faça uma alimentação saudável durante o dia. Coma salada, tome bastante água e abuse das folhas verdes escuras. É importe comer a cada 3 horas, mesmo nas festas de fim de ano.


Para manter a dieta saudável, você não precisa ser radical em sua ceia. Confraternize com a sua família e amigos, o mais importante das festas de fim de ano é estar perto de quem te faz bem. Boas festas! 

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