Como identificar o perfil de vendas do corretor?

Muitas vendas não estão apenas relacionadas ao perfil do consumidor, mas também ao perfil do vendedor. E quando falamos de seguros, isto não é diferente!

Os corretores devem estar sempre preparados para lidar com todos os tipos de clientes e produtos – é importante ser flexível e ter facilidade em acomodar os serviços que melhor se encaixem nas necessidades de cada comprador.

Os corretores de seguros têm muitas características em comum, como perfil comercial e habilidades de negociação. Mas, cada profissional é diferente e tem uma abordagem distinta na hora de falar com seu público. É essencial que as corretoras percebam as particularidades de cada profissional e saibam aproveitar seus pontos fortes.

Para empresas

Alguns corretores têm muito mais facilidade para trabalhar com pessoas jurídicas do que com pessoas físicas. Geralmente, são profissionais com uma visão mais corporativa e pensamento em grande escala. Esses corretores deverão considerar as prioridades da organização que irão atender e, para isso, precisam conhecer o mercado em que ela está inserida, seu modelo de negócio e infraestrutura.

Aproveite e consulte o post onde mostramos cinco técnicas para se aproximar de imobiliárias e administradoras de condomínio.

Para pessoas

Os corretores que se sentem mais confortáveis em vender seguros para pessoas físicas geralmente têm mais facilidade no relacionamento interpessoal. Eles são capazes de traduzir o estilo de vida de uma pessoa, ou de uma família, em uma proposta adequada para todas as suas necessidades.

Esses corretores também não medem esforços para estreitar o relacionamento e conquistar os clientes e prospects.


Multifuncionais

Existe um perfil de corretores que se encaixam bem em qualquer situação. Eles são mais versáteis e conseguem ter bons resultados, independentemente do tipo de público. Quer dizer então que o ideal é ser multifuncional? Nem sempre.

Esses profissionais acabam não se aprofundando em determinados temas ou técnicas de vendas e, consequentemente, não se tornam especialistas em uma área. Em contrapartida, vemos que a versatilidade desse perfil permite que o corretor feche bons negócios na maioria dos casos e que consiga lidar com qualquer tipo de cliente.

Por fim, não existe certo ou errado, apenas uma identificação maior ou menor com negócios diferentes! O importante é saber identificar esses perfis e oferecer desafios que façam sentido para cada corretor de seguros.

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